Segundo o texto, o aumento entra em vigor um dia após sua publicação.
O aumento do imposto sobre as operações de crédito começa a valer nesta quinta-feira (22). O reajuste foi anunciado na noite de segunda (19).
O governo federal publicou nesta quarta-feira (21), no Diário Oficial da União, o decreto que dobra o IOF (Imposto sobre Operações Financeiras) sobre as operações de crédito ao consumidor de até 365 dias.
Segundo o texto, o aumento entra em vigor um dia após sua publicação, e não em 1º de fevereiro como tinha sido dito anteriormente.
Com isso, o IOF passa de 1,5% para 3% ao ano, alíquota que estava em vigor em 2011. Além disso, fica mantida a cobrança de 0,38% para cada operação, que existe desde o fim da CPMF (Contribuição Provisória sobre a Movimentação Financeira).
A intenção do governo é conter o consumo e, consequentemente, tentar segurar a alta da inflação. Outro objetivo é melhorar a receita pública: o governo estima que essas alterações gerem R$ 20 bilhões adicionais em arrecadação.
Impacto será pequeno nas parcelas, diz associação
A alta do IOF terá impacto pequeno sobre o valor das parcelas, segundo simulações apresentadas pela Associação Nacional dos Executivos de Finanças, Administração e Contabilidade (Anefac).