Saúde
Vacina contra HPV será aplicada em dose única no SUS para aumentar adesão
A partir de agora, a vacina será administrada em dose única, em substituição às duas aplicações que eram realizadas anteriormente
publicado em 04/04/2024
Nova medida visa ampliar cobertura vacinal e proteger contra o câncer de colo do útero (Foto: Karol Vieira/Divulgação)
Fernanda Cipriano
fernanda@acidadevotuporanga.com.br
O Ministério da Saúde anunciou uma mudança na forma de aplicação da vacina contra o HPV (Papilomavírus Humano) pelo SUS (Sistema Único de Saúde). A partir de agora, a vacina será administrada em dose única, em substituição às duas aplicações que eram realizadas anteriormente.
A decisão, embasada em uma Nota Técnica do Ministério da Saúde, tem como objetivo principal aumentar a adesão à imunização e ampliar a cobertura vacinal, especialmente entre o público-alvo da vacinação.
O novo modelo de imunização atende às recomendações mais recentes da OMS (Organização Mundial da Saúde) e da OPAS (Organização Pan-Americana da Saúde), e continua direcionado a meninas e meninos de 9 a 14 anos. A vacinação nessa faixa etária busca proteger os jovens antes da exposição ao vírus, prevenindo assim mais de 90% dos casos de câncer de colo do útero, associado ao HPV.
Além do público-alvo tradicional, a vacina também será disponibilizada para pessoas de 9 a 45 anos que apresentem condições clínicas especiais, como portadores de HIV/Aids, transplantados de órgãos sólidos ou medula óssea, pacientes oncológicos imunossuprimidos, vítimas de abuso sexual e PPR (portadores de papilomatose respiratória recorrente).
Notícia publicada no site: www.acidadevotuporanga.com.br
Endereço da notícia: www.acidadevotuporanga.com.br/saude/2024/04/vacina-contra-hpv-sera-aplicada-em-dose-unica-no-sus-para-aumentar-adesao-n79637