Os populares cremes e máscaras de pepino serão eternamente coadjuvantes nos tratamentos cosméticos
Vocês conseguem imaginar o mundo sem os cremes hidratantes, esfoliantes, rejuvenescedores, acrescidos de uma infinidade de ácidos e de outros ingredientes identificados apenas por sigla, ou três ou quatro letras juntas, que fazem verdadeiras maravilhas na pele e um bem danado a autoestima? E viver sem os maravilhosos itens de maquiagem? Impossível, né! As mulheres teriam que nascer de novo!
O nosso foco é beleza, mas a verdade é que a humanidade toda é escrava da tecnologia, escrava da modernidade. Ninguém é imune ao ritmo desenfreado que o mundo tem avançado e a pergunta: “onde e quando vamos parar?” é inevitável.
Por isso, um exercício salutar é nunca perder o foco e não se deixar levar demais pelas novidades. Saber dosar e também ter bom senso na hora de cuidar da aparência.
Que tal visitar o passado e resgatar alguns segredinhos de beleza? Alguém ainda se lembra quando o pepino revolucionou os tratamentos faciais? As máscaras plásticas de pepino são refrescantes, quando foram lançadas provocaram frisson na mulherada porque a sensação é que todas as impurezas eram retiradas à medida que a película era puxada da face.
O tempo passou e o pepino foi caindo no esquecimento, outras novidades apareceram, mas ele continua sendo o mesmo, ou seja, faz um bem enorme à pele e ao organismo. Assim, vamos resgatar este “miraculoso legume” e dar-lhe um lugar de destaque no nosso ritual diário.
Vamos lembrar algumas de suas propriedades. O pepino é um diurético natural por isso ajuda no bom funcionamento dos rins; é rico em potássio que é importante na sustentação dos músculos e dá elasticidade às células; você já lembrou que isso vai ajudar a retardar o envelhecimento facial. Além disso, tem vitamina A, B, C e K, cálcio, ferro, silício e fósforo e é considerado um alimento estimulante.
O pepino também é o queridinho das dietas e vai muito bem no suco. Basta bater um pepino com casca no liquidificador juntamente com o suco de sua preferência, junte muito gelo e perfume com limão ou hortelã. Ele também é útil nas máscaras faciais. Corte um pepino em fatias finas e amasse como se faz com limão na caipirinha, coe e adicione 2 colheres rasas de açúcar, misture bem e aplique no rosto. Deixe agir durante 20 minutos e enxague em bastante água. O resultado é pele lisinha e clareada. Em tempo, na hora de aplique suavemente, lembrando que o açúcar tem ação abrasiva.
O suco de pepino também é um excelente hidratante para as mãos e outras partes do corpo, tendo ação rejuvenescedora e clareadora.
Outra prática esquecida é usar as rodelas de pepino para se livrar das olheiras causadas pelo cansaço. Basta fatiar o legume (se estiver gelado, melhor) e colocar as fatias sobre os olhos fechados. Deitar-se e deixar agir durante 20 minutos.
O pepino é um grande aliado da saúde e da beleza. Além de usá-lo “in natura”, tem ainda no mercado os cremes à base de pepino, muitas vezes injustiçados porque são vendidos a preços populares, mas nem por isso ineficazes.
Geralmente são encontrados em farmácias, supermercados e em lojas de cosméticos dos grandes centros.