Presidente da AMA, Alberto Caires, discursa ao lado de Rodrigo Garcia e Itamar Borges
Da Redação
A sede da AMA – Associação dos Municípios da Araraquarense estava lotada na tarde de ontem. O secretário de Desenvolvimento Social, Rodrigo Garcia, esteve na sede da entidade para a entrega de 22 creches para diversos municípios do estado.
A cerimônia de entrega faz parte do programa do Governo do Estado, Creche Escola, realizado pelas Secretarias de Estado de Educação e de Desenvolvimento Social, que tem o objetivo a construção de (1.000) mil creches até 2014, em todo o Estado de São Paulo.
O presidente da entidade, Alberto Caires, ao lado do secretário Rodrigo Garcia e dos deputados estaduais, Carlão Pignatari, Sebastião Santos e Itamar Borges, explanou sobre o papel da AMA nesta conquista. “A entidade atuou junto ao governo do Estado, leia-se Secretaria de Desenvolvimento Social, para trazer as creches para a nossa região. Além disso, demonstrou quais os municípios que deveriam ser beneficiados, segundo os critérios de vulnerabilidade social estabelecidos pela Fundação Sistema Estadual de Análise de Dados (Seade)”.
De acordo com o secretário, o Programa Creche Escola será desenvolvido em colaboração entre o Estado e os municípios para ampliar o atendimento a crianças na Educação Infantil, com o objetivo de garantir o direito da criança à educação e o da família de manter os seus filhos em equipamentos públicos adequados. Assim propiciar à mãe trabalhadora segurança e tranquilidade no trabalho. “O Tribunal de Contas entendeu que a educação infantil não é apenas responsabilidade do município, mas também do estado e do país“, defendeu Rodrigo Garcia. Ele explicou ainda que este é o primeiro programa de educação infantil do país.
Segundo o coordenador de Relações Institucionais da Secretaria de Estado da Educação, José Afonso Carrijo, a educação é a base de tudo. “É do berço que começa a educação, no início que se molda os bons ensinamentos”.