Provas serão aplicadas no Campus Centro; equipes farão divulgação dos cursos e orientarão alunos
Da Redação
Neste final de semana, mais de cinco milhões de estudantes de todo o Brasil devem prestar as provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). As provas, que englobam as áreas de linguagens, matemática, ciências, língua estrangeira e redação, serão aplicadas nos dias 22 e 23. Tanto no sábado quanto no domingo o exame começa às 13 horas, mas a organização recomenda que os inscritos cheguem com uma hora de antecedência aos locais de prova.
O Centro Universitário de Votuporanga, como tradicionalmente acontece, foi cedido ao MEC para a aplicação das provas do Enem. As salas do Campus Centro da instituição serão utilizadas por aproximadamente 3,5 mil estudantes de Votuporanga e de algumas cidades da região, inscritos para fazer o exame na cidade. Toda a infraestrutura do local será utilizada para acomodar os alunos.
Equipes de colaboradores da Unifev aproveitarão a ocasião para fazer a divulgação dos cursos da instituição, elas também distribuirão canetas de tinta preta, exigidas para o preenchimento da prova. Essas equipes estarão em Votuporanga – na entrada do Câmpus Centro, recepcionando e orientando os estudantes – e também nas cidades de Auriflama, Birigui, Mirassol, Monte Aprazível e Iturama (MG).
O Enem é utilizado como porta de entrada em diversas universidades públicas e privadas, inclusive na Unifev, onde, com a nota obtida no exame, é possível classificar-se para um dos cursos de graduação oferecidos. Em algumas universidades, o exame substitui o vestibular. Além disso, é por meio do resultado do Enem que os estudantes podem se cadastrar em programas de auxílio do Governo Federal, como o Programa Universidade para Todos (ProUni), que concede bolsas de estudo para alunos de Instituições de Ensino Superior privadas, credenciadas pelo Ministério da Educação.