Polícia
Júri condena homem que tentou matar ‘ex-sogro’
Kaio Henrique da Silva Santana, de 38 anos, irá cumprir pena de um ano em regime aberto após dar facadas em Maycon Ricardo durante uma briga
publicado em 25/06/2024
Tribunal do Júri de Votuporanga desclassificou a tentativa de homicídio e condenou Kaio Henrique por lesão corporal (Foto: A Cidade)
Fernanda Cipriano
fernanda@acidadevotuporanga.com.br
Um homem de 38 anos, identificado como Kaio Henrique da Silva Santana, acusado pela tentativa de homicídio ao seu “ex-sogro”, no dia 25 de março de 2023, foi condenado pelo Tribunal do Júri de Votuporanga. O julgamento aconteceu na sexta-feira (21), no Fórum da Comarca da cidade.
De acordo com a denúncia do Ministério Público, o fato teria acontecido no dia em que Kaio e sua companheira, que é menor de idade, tiveram uma discussão em uma Praça de Parisi, que acabou sendo arrastada até a casa do casal. Eles moravam nos fundos da mãe da jovem, que ao perceber a movimentação no local foi averiguar a situação e encontrou a casa revirada, e com itens quebrados.
Durante a altercação, Kaio ameaçou a então sogra e, em um momento de fúria, desferiu um soco em uma porta, derrubando-a. A situação teria se agravado quando Maycon Ricardo, ex-companheiro da mãe da jovem, chegou ao local para também averiguar a situação.
Ao avistar Maycon, o réu começou a discutir com ele, relembrando uma desavença anterior. A vítima teria tentado acalmar a situação, mas ao virar as costas, Kaio o atacou, com dois golpes de faca. Ferido, ele conseguiu se afastar e foi socorrido, depois submetido a uma cirurgia que salvou sua vida.
Kaio fugiu do local, mas foi preso pouco depois pela Polícia Militar nas proximidades da praça da cidade.
Júri
Durante o julgamento, a defesa de Kaio Henrique, representada pelo advogado Lucas Azevedo Martins, sustentou em plenário teses de legítima defesa, onde alegou as violências sofridas pela companheira e a tentativa de defender a honra dela.
O Conselho de Sentença do Tribunal do Júri, porém, reconheceu a materialidade e a autoria do crime, mas decidiu pela desclassificação da tentativa de homicídio para lesão corporal grave. A decisão baseou-se na tese de que a intenção de Kaio era apenas lesionar a vítima, e não a matar.
Com base na decisão dos jurados, a juiz sentenciou Kaio Henrique da Silva Santana a um ano, um mês e dez dias de reclusão em regime aberto.
Notícia publicada no site: www.acidadevotuporanga.com.br
Endereço da notícia: www.acidadevotuporanga.com.br/policia/2024/06/juri-condena-homem-que-tentou-matar-ex-sogro-n80763