O ministro de Minas e Energia, Edison Lobão, disse nesta quarta-feira (9) que não há risco de um novo racionamento e que o país tem um “estoque firme” de energia para sustentar o consumo nos próximos meses. Lobão falou à imprensa após participar de reunião do Comitê de Monitoramento do Setor Elétrico (CMSE), que discutiu a situação dos reservatórios das hidrelétricas do país – que se encontram no nível mais baixo em dez anos.
“Ficou a tranquilidade reiterada de que o país possui o estoque de energia firme, seguro e em condições de atender a todas as nossas necessidades”, disse Lobão.
O ministro informou que o estoque de energia no país hoje é de cerca de 121 mil megawatts (MW). De acordo com ele, em 2001, na época em que foi decretado racionamento de energia, o estoque era de cerca de 70 mil MW.