Criminosos estão se passado por advogados e pedindo dinheiro via PIX para o pagamento ‘custas processuais’ que não existem
Dezenas de pessoas já foram enganadas e para que mais vítimas não sejam feitas é que a OAB local decidiu divulgar o alerta (Foto: A Cidade)
Da redação
A 66ª subseção da OAB (Ordem dos Advogados do Brasil), de Votuporanga, divulgou um comunicado alertando a população sobre o “golpe do falso advogado”, que tem feito vítimas na cidade. Criminosos estão se passado por juristas e pedindo dinheiro via PIX para o pagamento de taxas e custas processuais que não existem.
Na fraude, os criminosos miram pessoas que já tenham alguma causa na Justiça, acessam o processo da pessoa e coletam os dados. Em seguida, eles criam uma conta no WhatsApp com a foto e o nome do advogado da vítima e se passando pelo advogado, eles entram em contato por mensagem e afirmam que ganharam a ação judicial.
Para parecer ainda mais real, os bandidos falsificam documentos da Justiça para provar a veracidade da informação e alegam que é necessária fazer uma transferência bancária via Pix para agilizar o recebimento do valor da causa (indenizações trabalhistas, processos contra empresas, danos materiais ou morais, etc). Geralmente o valor solicitado é irrisório em comparação com o montante que a vítima teria a receber, o que faz com que muitas pessoas acabem caindo no golpe.
Após a transferência, os bandidos apagam todas as mensagens e bloqueiam o contato da vítima. Dezenas de pessoas já foram enganadas em todo o Brasil e para que mais vítimas não sejam feitas em Votuporanga é que a OAB local decidiu divulgar o alerta.
Em caso de golpe, é fundamental que tanto o advogado quanto o cliente registrem um Boletim de Ocorrência, assegurando os direitos de todos os envolvidos.