São Paulo vive um período de calor sem precedentes. Levantamento feito com base nos dados do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) revela que a cidade registra o início de ano mais quente desde 1961 – data em que passaram a ser divulgadas as medições diárias.
A média das temperaturas máximas dos primeiros 15 dias de 2014 é 32ºC. Em apenas um dia do ano, dia 5 (um domingo), a máxima ficou abaixo dos 30ºC.
A média deste ano é quase 1ºC superior ao recorde anterior, de 1987, quando foi registrada uma média de 31,1ºC nos primeiros 15 dias do ano. Todos os dados são referentes às medições aferidas pelo Mirante de Santana, na Zona Norte da capital, ponto de verificação oficial da cidade.
No dia 3, São Paulo teve 35,4ºC, a nona maior temperatura máxima já registrada pelo Inmet na história. A Prefeitura diz que a sensação térmica chegou a 46ºC na Penha, Zona Leste da cidade.
Para o meteorologista Marcelo Schneider, chefe da Seção de Previsão do Tempo do Inmet em SP, as chuvas abaixo da média, em razão da ausência de frentes frias, ajudam a explicar o calor na capital.