Programa do Governo do Estado beneficia famílias em situação de vulnerabilidade social
O programa Frente de Trabalho, gerenciado pela Secretaria estadual do Emprego e Relações do Trabalho (SERT), implantou neste ano, 3.458 bolsas, em 73 municípios do Estado. Os cursos de qualificação foram ministrados pelo Centro Paula Souza e pela Avape (Associação para Valorização de Pessoas com Deficiência). A Frente de Trabalho oferece renda e qualificação profissional à população desempregada e em situação de alta vulnerabilidade social.
Os participantes do programa recebem mensalmente bolsa-auxílio de R$ 210, crédito disponível para a compra de alimentos no valor de R$ 86 e seguro de acidentes pessoais. No período do contrato, que varia de seis a nove meses, os participantes prestam serviços locais (quatro dias da semana – 6h/dia) e frequentam o curso de qualificação profissional, um dia por semana. No total, são oferecidas 150 horas de qualificação. A escolha do curso varia conforme a carência de mão de obra local.
Para o secretário de Estado do Emprego, Tadeu Morais, a Frente de Trabalho é uma ferramenta importante para a reinserção dos trabalhadores no mercado. “O Governo do Estado quer que o cidadão recupere sua autoestima, e se qualifique para aumentar suas chances de conseguir um emprego", acrescenta.
Luciano Martins Lourenço, coordenador de Políticas de Inserção do Mercado de Trabalho (CPIMT) da SERT, afirma que a ação tem forte apelo popular e é muito bem recebidas nos municípios. "Nosso interesse é melhorar a condição de vida dessas pessoas para que elas, no decorrer do contrato, se sintam melhor preparadas para voltar ao trabalho e não precisem voltar a participar do programa", conclui.
Como participar da Frente de Trabalho
Para participar do programa, os interessados precisam ter mais de 17 anos, estar desempregados há pelo menos um ano, residir no Estado de São Paulo há no mínimo dois anos, não ter familiar participante da ação e não receber qualquer benefício social equivalente.
Para mais informações, acesse o site da SERT: www.emprego.sp.gov.br .