Dados foram apurados pela reportagem do jornal A Cidade junto à Secretaria de Desenvolvimento Econômico
Foram registradas 738 aberturas de empresas na cidade durante o primeiro semestre deste ano (Foto: Prefeitura de Votuporanga)
Daniel Marques
daniel@acidadevotuporanga.com.br
Mais de 280 empresas abriram suas portas em Votuporanga nos primeiros seis meses de 2025, conforme apurado pela reportagem do jornal A Cidade junto à Secretaria de Desenvolvimento Econômico.
De acordo com os dados fornecidos pelo Cadastro Mobiliário do Município, foram registradas 738 aberturas de empresas na cidade durante o primeiro semestre deste ano. No mesmo período, outras 454 empresas encerraram suas atividades. Os números refletem o dinamismo do ambiente empresarial local e são resultado do acompanhamento sistemático realizado pelo município por meio de sistemas integrados de registro e controle.
A abertura de empresas em Votuporanga é processada por meio do sistema estadual VRE Redesim, ferramenta que permite a formalização de negócios de forma centralizada e simplificada. Esse sistema é interligado com o da Prefeitura Municipal de Votuporanga, o que garante que, uma vez constituída a empresa na plataforma estadual, as informações sejam automaticamente enviadas para o sistema municipal. A partir disso, é gerado um processo administrativo para a abertura da inscrição municipal da empresa, etapa obrigatória para que a atividade possa ser exercida de forma legal no município.
No caso de pessoas físicas que exercem atividades econômicas, como prestadores de serviços autônomos, ambulantes ou feirantes, o processo de abertura da inscrição municipal é realizado por meio do site oficial da Prefeitura. O interessado deve acessar o menu Cidadão On-line, onde está disponível a opção para solicitação da inscrição. Esse canal digital visa facilitar o acesso ao serviço público e agilizar os procedimentos de formalização.
Os Microempreendedores Individuais (MEI) contam com um tratamento diferenciado no âmbito do Cadastro Mobiliário. Conforme disposto no artigo 128 da Lei Complementar Nº 460/2021 e suas alterações, estão dispensados do pagamento de todas as taxas relacionadas ao referido cadastro. A isenção tem como objetivo fomentar a regularização de pequenos empreendimentos e estimular a formalização de trabalhadores autônomos e informais, contribuindo para a ampliação da base empresarial local e para a inclusão de mais cidadãos no sistema legal de atividades econômicas.
Os dados apresentados pela Prefeitura refletem tanto a movimentação empreendedora quanto os desafios enfrentados pelas empresas, considerando também os registros de encerramentos no período. A Secretaria de Desenvolvimento Econômico continua monitorando os indicadores e prestando suporte aos empreendedores locais, visando o fortalecimento do setor produtivo da cidade.
Dicas para quem deseja abrir uma empresa em Votuporanga
Buscar a orientação e assessoria de profissionais contábeis, a fim de garantir a conformidade da sua empresa e evitar prejuízos desnecessários, decorrentes do descumprimento de obrigações tributárias, especialmente escritórios estabelecidos no município, já que a legislação varia de uma cidade para a outra e, além disso, o dinheiro do imposto pago ao escritório local permanece na cidade. “Ressalta-se que a Prefeitura, através da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, oferece essa assessoria aos Microempreendedores Individuais de forma gratuita, realizando a abertura de sua empresa”, destaca o Poder Executivo Municipal.