Artistas da cidade podem se inscrever na 14ª Mostra de Teatro “Deco D’Antônio” (Foto: Prefeitura de Votuporanga)
Daniel Marques
daniel@acidadevotuporanga.com.br
Estão abertas as inscrições para a 14ª Mostra de Teatro “Deco D’Antônio” de Votuporanga. Os artistas de teatro têm, portanto, a oportunidade de concorrer no edital que distribui quase R$ 15 mil.
A iniciativa é da Prefeitura por meio da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo (Secult) e segue com inscrições até o dia 15 de agosto no site da Prefeitura (votuporanga.sp.gov.br). Podem participar projetos no segmento de artes cênicas, na categoria espetáculo teatral.
A categoria espetáculo teatral é para apresentações com tempo de no mínimo 35 minutos de duração, não podendo ser stand up comedy e contação de histórias, para apresentações no Centro de Convenções “Jornalista Nelson Camargo”, na Concha Acústica “Professor Geraldo Alves Machado”, no Centro de Informações Culturais e Turísticas “Marão Abdo Alfagali” ou locais alternativos (com equipamentos básicos), no período de 17 a 26 de outubro de 2025.
Poderão habilitar-se para participar da 14ª Mostra os artistas maiores de 18 anos, pessoas jurídicas e físicas (com representação) e grupos de teatro do município de Votuporanga. É permitida a participação no elenco de atores/atrizes de outras localidades, no percentual máximo de 30% da composição do grupo para a mostra.
Todos os integrantes do grupo deverão apresentar comprovante de residência de pelo menos dois anos no município e comprovante de endereço atual – exceto os 30% de fora.
É possível a participação de menores de 18 anos na composição do grupo inscrito. Eles deverão, no ato da inscrição, apresentar documento de autorização, com cópia de RG e CPF, tanto dos responsáveis, quanto do menor. Os documentos deverão ser anexados à ficha de inscrição, assinada pelo responsável. Todos os artistas de Votuporanga deverão ter cadastro artístico atualizado junto à Secretaria de Cultura e Turismo. Cada proponente poderá apresentar mais de uma proposta, porém terá aprovação em apenas um projeto. Não poderão ser inscritos projetos aprovados na edição de 2024 da mostra.
“Os candidatos inscritos e selecionados serão remunerados em forma de premiação para espetáculo teatral. Será disponibilizado para cada projeto o valor máximo de R$ 3.722,43. Serão selecionados até quatro projetos”, explica a Secretaria da Cultura. Mais informações podem ser obtidas no site da Prefeitura de Votuporanga.
Deco D’Antônio, cujo nome completo é Emannuel Tadeu Camargo D’Antonio, foi um artista e cenógrafo brasileiro, nascido em Valparaíso e com raízes em Votuporanga. Ele é conhecido por seu trabalho no teatro, especialmente na criação de cenários. Além de seu trabalho no teatro, Deco tinha uma oficina de arte em São Paulo, onde produzia cenários para diversas peças e eventos. Sua trajetória artística é marcada pela sua dedicação à arte e à cultura, e ele é lembrado como uma figura importante na cena cultural de Votuporanga e região.