O deficiente auditivo André De Lucas Moreti, foi o primeiro votuporanguense a utilizar o serviço no município
Aline Ruiz
aline@acidadevotuporanga.com.br
A Central do Intérprete em Libras em Votuporanga foi anunciada no início do mês de julho e, na tarde de ontem, realizou o primeiro atendimento agendado na cidade. O jornal A Cidade acompanhou o atendimento e conversou com os envolvidos no projeto. De acordo com o secretário de Direitos Humanos, Flávio Liévana, o projeto vai beneficiar mais de mil pessoas com deficiência auditiva e surdas.
Na tarde de ontem, o deficiente auditivo André De Lucas Moreti, foi o primeiro votuporanguense a utilizar o serviço. Por meio de agendamento na secretaria de Direitos Humanos, ele solicitou a ajuda da intérprete para acompanhá-lo até o Sebrae, onde precisaria de ajuda em um atendimento. “A iniciativa é extremamente válida, pois oferece a autonomia que queremos ter em nossas vidas. Dessa forma, nossa comunicação fica muito mais fácil e sem nenhum equívoco”, disse.
O secretário de Direitos Humanos, Flávio Liévana, explicou que o projeto vem para ajudar os deficientes auditivos. “Esse é um projeto interessante e traz muitos benefícios para os deficientes auditivos. Constatamos que temos um grupo muito grande dessas pessoas na cidade e vimos que eles têm dificuldades de comunicação em algumas situações, como em médicos e bancos, por isso temos agora uma intérprete trabalhando para ajudá-los”, contou.
A professora e intérprete de Libras, Mayara Raquel Nunes Branco, ressaltou que o projeto é inovador na região. “Em um raio de 200 km, não conheço nenhuma outra cidade que ofereça esse tipo de projeto tão essencial. O principal objetivo é mediar a comunicação entre o surdo e o ouvinte, porque ambos precisam de um intérprete para se entenderem e para que a comunicação flua melhor”, falou.
Ainda segundo Mayara, outras ferramentas, como rede social, também é uma iniciativa criada para integrar no projeto. “O objetivo é criar autonomia para os assistidos, para que eles próprios possam fazer o agendamento. Já temos uma página no Facebook e, em breve, teremos WhatsApp”, afirmou.
Como funciona
Durante o serviço, o usuário solicita a presença da intérprete de Libras no local necessário, se comunica na língua de sinais com a profissional, que faz a tradução simultânea para o atendente do estabelecimento.
Os atendimentos irão ocorrer às quartas e quintas-feiras, das 14 às 17h, mediante agendamento prévio por meio do telefone (17) 3422-2770 ou pela página da central no Facebook.