Há muito tempo, diria décadas, que estamos recebendo, diariamente, por todos os meios de comunicação, falsas informações produzidas com o único interesse de ganhos, de toda espécie, por parte de seus “criadores”.
Inicialmente, as falsas verdades se restringiam a falcatruas em negociações no mercado, comércio de produtos não entregues. Passaram a interagir com falsidades nas relações com supostas instituições bancárias, algumas com foco em instituições governamentais como é o caso de ligações que cobram a realização da “prova de vida” por meio de contatos pelo telefone.
Aliás, nossos telefones estão recebendo diariamente um sem número de ligações que são, de fato, mecanismos de aplicação de golpes de toda ordem. Nesse sentido, observamos que em alguns desses casos os primeiros cinco números do telefone que nos liga é exatamente o mesmo de nosso número telefônico. Aqui, a tecnologia está a favor dos criminosos ao permitir a alteração do número que realização a ligação.
Aperfeiçoam-se os mecanismos na tentativa de ludibriar as pessoas, especialmente aquelas com pouca compreensão e interpretação da realidade vivida em um ambiente altamente deletério. Os telefonemas são construídos com os mesmos atributos das comunicações das empresas em geral, vozes gravadas com similaridade com as reais que contribuem para confundir, ainda mais, os incautos.
Por estas razões temos encontrado amigos e algumas outras pessoas que não temos em nossos relacionamentos cotidianos adotando como norma para receber ligações solicitam que, antes receber ligação pede para que tenhamos o cuidado de, antecipadamente, encaminhar mensagens que ligará. Um de meus amigos não atende qualquer telefonema que não contenha dados registrados em seu telefone.
Enquanto escrevia este texto tomamos conhecimento de uma nova forma de favorecer o roubo em sua casa. Um bando acessou um condomínio vertical com acesso pelos portões (que contavam com a clausura) via controles habilitados previamente. Isso ocorre quando deixamos nossos veículos em estacionamentos com o controle aparente e de fácil acesso aos funcionários. Clonam estes equipamentos e passam a ter acesso à residência dos incautos.
Em suma, a tecnologia a favor do crime e da facilitação da ação de criminosos que não mais precisam se valer de mecanismos de força física ou armamentos. As armas estão facilitadas e de livre acesso.
Por último, neste momento, temos inúmeras falsas informações postadas em diferentes redes sociais de amplo uso na atualidade que, por meio dessas falsidades, conquistam remuneração pelo elevado acesso que produzem, a conhecida monetização.