Entidades, clube de serviço e órgãos públicos estão arrecadando roupas, calçados e alimentos
Da Redação
A exemplo de todo o Brasil, Votuporanga também se uniu para ajudar as vítimas da enchente na Região Serrana do Rio de Janeiro. A Prefeitura, entidades, associações, polícia, escolas e os clubes de serviço Lions e Rotary estão recolhendo doações para as vítimas da tragédia. Os produtos de maior necessidade são água mineral; alimentos não perecíveis de pronto consumo, como biscoitos e enlatados; produtos de higiene pessoal: creme e escova dental, colchonetes e cobertores. Lembrando que quem tiver galões de água vencidos pode doar, eles serão recolhidos, envazados e encaminhados à doação.
Os produtos devem ser encaminhados a todas as unidades da Prefeitura como postos de saúde e escolas municipais. O Lions Clube Brisas Suaves colocou à disposição para receber as doações alguns pontos comerciais da cidade, como a Farmácia Centrofarma na rua Amazonas, 3787 Centro; Oásis Água life rua Amazonas, 2878 esquina com a Tibagi; Eletrotécnica Bereta na rua Pernambuco, 4889 esquina com a Fioravante Davanço e, Vicefer na avenida Emílio Arroyo Hernandes, 2613, Pozzobon.
Tragédia
As fortes chuvas que atingiram a região serrana do Rio nos últimos dias 11 e 12, já deixaram 655 mortos na tragédia, provocaram enchentes e inúmeros deslizamentos de terra. As cidades mais atingidas são Teresópolis, Nova Friburgo, Petrópolis, Sumidouro e São José do Vale do Rio Preto.
A Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República informou que 586 militares do Exército, da Marinha e da Aeronáutica trabalhavam durante o dia todo, na região serrana do Rio de Janeiro. Dos números da Força Nacional, 80 bombeiros militares especialistas em resgates, 130 policiais militares e 15 peritos para auxiliar na identificação dos corpos.
O socorro das vítimas são feitos por 12 helicópteros, três ambulâncias, 74 viaturas, duas retroescavadeiras; duas pás carregadeiras, dois geradores, uma torre de iluminação, 15 barracas e um hospital de campanha.
Os militares designados para Nova Friburgo, Teresópolis e Petrópolis atuam na desobstrução de vias, na remoção de escombros, na distribuição de donativos, no atendimento médico e no transporte de vítimas.
Os Ministérios do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, da Saúde e da Agricultira, disponibilizaram 44 toneladas de alimentos mais 8 mil cestas; 7 toneladas de medicamentos e insumos; totalizando 30 kits que são suficientes para atender 45 mil pessoas por um período de um mês. Há ainda 50 voluntários de seis hospitais federais do Rio de Janeiro que realizam atendimento nas cidades atingidas.
Leia na íntegra a versão online