Frase foi dita pela presidenta eleita Dilma Rousseff, a primera do Brasil, no seu primeiro pronunciamento
Da Redação
Com 100% das urnas apuradas, Dilma Rousseff (PT) está eleita a primeira mulher presidente do Brasil. Ela recebeu 55.752.421 de votos, o que representa 56,05% do total. O candidato José Serra (PSDB) recebeu 43.711.111 votos – 43,95% do total.
Dilma ressaltou a importância de sua eleição para as mulheres e prometeu erradicar a miséria e zelar pela liberdade de imprensa. "Não haverá compromisso com o erro, o desvio e o malfeito", assegurou, em referência indireta aos escândalos de corrupção que atormentaram o governo Lula e a sua campanha.
Desconhecida de grande parte dos brasileiros até este ano, Dilma chega aos 62 anos à Presidência sem ter disputado eleição antes, derrotando José Serra, de 68, que foi senador, prefeito e governador de São Paulo, entre outros cargos.
"Registro aqui meu primeiro compromisso após a eleição: honrar as mulheres brasileiras, para que este fato, até hoje inédito, se transforme num evento natural. E que ele possa se repetir e se ampliar nas empresas, nas instituições civis, nas entidades representativas de toda nossa sociedade. A igualdade de oportunidades para homens e mulheres é um principio essencial da democracia. Gostaria muito que os pais e mães de meninas olhassem hoje nos olhos delas, e lhes dissessem: Sim, a mulher pode!"
Acrescentou: "Minha alegria é ainda maior pelo fato de que a presença de uma mulher na Presidência da República se dá pelo caminho sagrado do voto, da decisão democrática do eleitor, do exercício mais elevado da cidadania."
Dilma venceu em três regiões. No Nordeste, obteve o melhor desempenho com 70,58% dos votos; no Norte, obteve 57,43% dos votos; e no Sudeste, região que concentra a maior parte dos eleitores, Dilma ficou com 51,88% dos votos. Serra obteve vitória nas regiões Sul, com 53,89% dos votos, e Centro-Oeste, com 50,92%.
Dilma venceu em 15 estados e no Distrito Federal. Ela obteve o maior número de votos no Amazonas: 80,57%. Serra venceu em 11 estados, com votação mais expressiva no Acre, 69,67% do total.
Na análise dos maiores colégios eleitorais, a candidata petista obteve vitória em Minas Gerais, com 58,45% dos votos, e no Rio de Janeiro, com 60,48%, estados com segundo e terceiro maiores números de eleitores, respectivamente. Serra venceu no maior colégio eleitoral do país. No estado de São Paulo, obteve 54,05% dos votos.
Entre os eleitores que votaram em trânsito, 52,83% votaram em Dilma e 47,13% em Serra. No exterior, Serra venceu com uma diferença superior a 18 pontos percentuais. Ele obteve 59,13% dos votos, enquanto Dilma obteve 40,87%.
Nessas eleições, o Tribunal Superior Eleitoral registrou abstenção de 21,5%. O número é maior que no primeiro turno, quando 18,12% dos eleitores se abstiveram de votar. Os votos em branco somaram 2,30%, número menor que os 3,13% registrados no primeiro turno. Os nulos foram 4,40%, índice também menor que os 5,51% do primeiro turno. O resultado da eleição ainda precisa ser proclamado pelo presidente do TSE, Ricardo Lewandowski, o que deve ser feito nesta semana.
Leia na íntegra a versão online