Os benefícios que não são sacados em 60 dias, depois da data prevista para o
pagamento, são devolvidos pelo banco ao Instituto Nacional do Seguro Social (INSS).
A medida foi criada para evitar o pagamento indevido e qualquer tentativa de fraude, como o saque do valor por terceiro, à revelia do beneficiário que recebe com cartão magnético.
Pela norma de segurança, a instituição bancária devolve o valor ao INSS, que
bloqueia o pagamento até que o beneficiário vá à Agência da Previdência Social
(APS) responsável pelo seu benefício para regularizar o pagamento. Para desbloqueá-lo na APS, o segurado deve apresentar documento de identificação com foto, como carteira de identidade ou carteira de motorista.
O segurado que recebe o benefício com cartão magnético deve ficar atento às normas de segurança. O cartão é seguro, facilita o saque do benefício, mas requer atenção.
Em hipótese alguma, o beneficiário deve fornecer a senha a terceiros. Como nos
cartões da rede bancária, a senha não deve ter sequências previsíveis, tais como data de nascimento, número de telefone ou dígitos ligados diretamente ao portador.