O Pafos FC, que tem o analista de desempenho Kaio Cesar Gratão Fonseca, se classificou para a chave principal
O Pafos FC, time do Chipre, se classificou pela primeira vez na história para a fase principal da Champions (Foto: Pafos FC)
Daniel Marques
daniel@acidadevotuporanga.com.br
O votuporanguense Kaio Cesar Gratão Fonseca, analista de desempenho, faz parte da comissão técnica do Pafos FC, equipe do Chipre que alcançou anteontem uma classificação inédita para a fase principal da Liga dos Campeões da Europa, a Champions League.
O time foi uma das grandes surpresas da fase preliminar da competição organizada pela Uefa e garantiu a vaga histórica com gol brasileiro. O atacante Jajá, ex-Cruzeiro e Athletico, marcou aos 44 minutos do segundo tempo o gol do empate em 1 a 1 com o Estrela Vermelha, em Limassol. Na partida de ida, disputada em Belgrado, os cipriotas haviam vencido por 2 a 1, resultado que consolidou a classificação.
O Pafos FC representa a cidade de Pafos, localizada na costa sudoeste do Chipre. Trata-se de um clube recente, fundado em 2014, que em pouco tempo conseguiu se estabelecer no cenário esportivo do país. Ano após ano, a equipe passou a conquistar posições mais relevantes no campeonato nacional e, em 2023, levantou seu primeiro troféu oficial: a Copa do Chipre. A participação inédita na principal competição de clubes da Europa consolida a ascensão da equipe, que agora figura entre os 32 times que disputarão a fase de grupos da Champions League.
“É um projeto novo, mas que tem ambições grandes, e a minha vinda para cá faz parte dessas ambições do clube crescer e de qualificar, não somente com jogadores, mas também com o staff técnico”, contou o profissional votuporanguense.
Kaio, de 36 anos, começou sua carreira como auxiliar técnico nas categorias de base do Paulínia Futebol Clube, da cidade de Paulínia, nas proximidades de Campinas. Trabalhou do sub-14 até o sub-20 e depois subiu para o profissional, onde também atuou como auxiliar até se tornar analista de desempenho.
Logo em seguida o votuporanguense foi para o Athletico Paranaense, onde trabalhou nas categorias de base e no profissional. Passou ainda pelo Vitória-BA e Atlético Mineiro. No Galo, foi auxiliar técnico. Depois da sua segunda passagem pelo Athletico, Kaio foi para o Ludogorets, da Bulgária, em outubro de 2021. O profissional é filho de Donizete e Cristina Fonseca, e morou em Votuporanga até 2007, quando saiu para estudar educação física na Unicamp.