O clube paulista conta com uma gordura de pontos conquistada antes da chegada do técnico argentino
O Palmeiras já foi treinador por Ricardo Gareca em quatro jogos no Brasileiro e conseguiu apenas um ponto neles. Esse já é o pior aproveitamento recente entre as 20 equipes que disputam o Brasileiro. Flamengo e Bahia, lanterna e vice-lanterna da competição, que também estão em sequência ruim, conseguiram respectivamente três e dois pontos nos últimos quatro jogos, desempenho ligeiramente melhor que o do Palmeiras.
O clube paulista conta com uma gordura de pontos conquistada antes da chegada do técnico argentino e, por causa dela, não chegou à zona de rebaixamento (está na 14ª posição), onde já estão Coritiba e Figueirense (quatro e seis pontos ganhos nas quatro últimas rodadas), além de Bahia e Flamengo.
Separam o alviverde da zona da degola Vitória e Botafogo, que também tiveram desempenho recente melhor.
O único ponto palmeirense conseguido desde que Gareca assumiu veio justamente contra o Bahia, no domingo, em casa, um resultado que os próprios jogadores alviverdes consideraram uma derrota.
"A gente sai triste, não era o resultado que queríamos, jogando dentro de casa. Fico triste pela derrota... digo, pelo empate, mas temos que ter a cabeça no lugar porque temos condições de reverter", afirmou o atacante Henrique, em um ato falho rapidamente corrigido.
Foi ele o jogador que externou também o temor que começa a povoar a cabeça dos jogadores de que o time possa sofrer mais um rebaixamento, a exemplo do que aconteceu na temporada de 2012 e, antes dela, em 2002. Se acontecer de novo, seria uma dor ainda maior porque em 2014, o clube completa 100 anos de existência.
Questionado por um repórter da TV Fox sobre se o time já pensa em evitar uma possível queda, ele foi enfático: "Sem dúvida. Temos que estar sempre olhando isso. O campeonato é muito nivelado, não podemos dar mais bobeira. Temos que recuperar esses pontos perdidos em casa, recuperar fora, pra sair dessa situação desconfortável", afirmou o jogador.
Já o experiente zagueiro e capitão Lúcio, preferiu desconversar ao ser questionado sobre rebaixamento e disse que o time precisa dar um passo de cada vez. Até agora, foram jogadas apenas 13 rodadas de um total de 38.