Os dados são do Centro de Referência e Atendimento à Mulher, da Secretaria Municipal de Assistência Social
O Centro de Referência e Atendimento à Mulher está localizado na rua São Paulo, 2959, no Patrimônio Novo (Foto: Marcos Santos/USP)
Érika Chausson
erika@acidadevotuporanga.com.br
Segundo dados da Secretaria de Assistência Social de Votuporanga, o Centro de Referência e Atendimento à Mulher (Cram) atendeu aproximadamente 300 mulheres vítimas de violência doméstica na cidade neste ano. Os dados foram divulgados a pedido do jornal A Cidade e apontam também que no ano de 2017 até o ano de 2018, passaram pela unidade para triagem cerca de 1.797 mulheres.
De acordo com o levantamento, no Cram, o maior índice de violência registrado é a violência psicológica, com 47% dos casos atendidos pela equipe, como ameaça de violência física e de morte contra a mulher e/ ou familiares e dependentes (filhos). Logo em seguida vem a violência física, presente em aproximadamente 30% dos casos. O restante é referente à violência sexual, patrimonial e outras.
A pasta ainda informou que a maioria dos casos chegam por meio do encaminhado da Delegacia de Defesa da Mulher (DDM). Cerca de 50 boletins de ocorrências são enviados das unidades policiais mensalmente para atendimentos. “Os casos chegam através de encaminhamento da Delegacia de Defesa da Mulher – DDM. Mensalmente, a média de novos casos que chegam na unidade, se aproximam de 40 a 50 boletins de ocorrência e/ ou encaminhamentos de outras unidades da rede de atendimento”.
“O Cram também recebe a solicitação de acompanhamento de outros órgãos do município, como CRAS, CREAS, unidades de educação, unidades de saúde, entre outros. Há ainda, casos em que a própria mulher ou algum familiar busca orientações no Cram e um posterior acompanhamento”, completou.
Atendimentos
A equipe técnica trabalha nos atendimentos individuais e/ ou familiares, ou em grupos, as situações de violência sofrida pelas mulheres, sem ferir o direito à autodeterminação, de forma a assegurar o poder de decisão sobre suas vidas e seus corpos, promovendo meios para o empoderamento e fortalecimento da autoestima, para que a mulher possa romper com o ciclo de violência e os espaços de dependência, exploração e subordinação que constrangem suas vidas no plano pessoal, econômico, político e social. Além desse tipo de atendimento, a equipe realiza visitas domiciliares, encaminhamentos, contatos telefônicos para a mulher e/ou seus familiares, para a rede de atendimento e demais órgãos que possam contribuir para o rompimento da violência e da conquista de sua autonomia.
Vale ressaltar que a unidade atende qualquer pessoa que se identifique como sendo do gênero feminino, isso inclui as mulheres lésbicas e as transexuais.
Cram
O atendimento no Cram fundamenta-se no questionamento das relações de gênero baseadas na dominação e opressão dos homens sobre as mulheres, que têm legitimado e perpetuado as desigualdades e a violência de gênero. Portanto, o Cram visa proporcionar a reflexão acerca do tema violência doméstica e de gênero, com intuito de levar conhecimento à mulher e à sociedade em geral, para que seja possível o rompimento da violência doméstica e/ ou familiar contra a mulher. Para tanto, o trabalho da equipe se pauta no acesso à informação acerca do tema e dos direitos das mulheres perante a Lei 11.340/06 (lei Maria da Penha) e demais direitos básicos, além de possibilitar o acesso a bens e serviços de direito dessa população.
Denúncia
As denúncias podem ser feitas através do disque 180 (pode ser de forma anônima), Ouvidoria Municipal (também de forma anônima, se desejar) e Delegacia de Defesa da Mulher. O Cram também recebe denúncias, porém, só realiza o acompanhamento da mulher se ela o desejar, tendo em vista sua liberdade e autonomia. Vale destacar que, quando não é identificado algum tipo de violência doméstica tipificada pela Lei 11.340/ 06 (Lei Maria da Penha), são realizadas as devidas orientações e a mulher (ou familiar) é orientada a buscar órgãos competentes que possam realizar seu adequado atendimento. O Cram se situa na Rua São Paulo, 2959 – Patrimônio Novo. Telefone 3423-5367.