A criança contou ter sido vítima de puxão de cabelo, empurrão e ameaça por parte da professora enquanto estava na aula
A criança contou ter sido vítima de puxão de cabelo, empurrão e ameaça por parte da professora enquanto estava na aula (Elza Fiuza/Agência Brasil)
Franclin Duarte
franclin@acidadevotuporanga.com.br
Uma professora do Cemei Letícia da Silva Sanches, em Bálsamo, na região de São José do Rio Preto, foi afastada de suas funções pela Prefeitura após a abertura de um processo administrativo disciplinar. A educadora é acusada de agredir uma aluna de apenas 2 anos e 7 meses durante o horário de aula.
O suposto caso de agressão teria ocorrido na última quinta-feira (24). Segundo relato dos pais, a criança contou ter sido vítima de puxão de cabelo, empurrão e ameaça por parte da professora enquanto estava em sala de aula.
Na sexta-feira (25), os responsáveis procuraram a direção da unidade para relatar o ocorrido. Após o fim de semana, o processo disciplinar foi oficialmente instaurado anteontem.
De acordo com portaria publicada pela Prefeitura, a medida foi motivada por indícios de conduta grave por parte da servidora durante o expediente escolar — o que, em tese, configura falta disciplinar de natureza grave.
Diante da denúncia, a administração municipal determinou o afastamento imediato da professora e formou uma comissão composta por três servidores públicos para conduzir a apuração dos fatos. O grupo terá até 15 dias para iniciar os trabalhos e um prazo de 60 dias para concluir a investigação, prorrogável se necessário.
A comissão poderá utilizar todos os meios legais disponíveis, respeitando os princípios do contraditório e da ampla defesa. O relatório final será encaminhado à autoridade competente para as providências cabíveis.