No total, 857 unidades contendo milhares de maços foram localizadas no Pozzobon; homem foi indiciado por descaminho
Jociano Garofolo
garofolo@acidadevotuporanga.com.br
Uma ação de investigadores da Dise (Delegacia de Investigações Sobre Entorpecentes) de Votuporanga fizeram uma grande apreensão de cigarros, no dia de ontem, na região Norte da cidade. Cerca de 857 pacotes fechados, de produtos oriundos do Paraguai, em um imóvel no bairro Pozzobon. Um homem foi indiciado e vai responder por descaminho.
Segundo informações da Dise, durante investigações policiais realizadas após recebimento de denúncia anônima, os policiais civis da Dise realizaram diligências em diversos locais da cidade. Durante a investigação, localizaram uma caixa de papelão na rua Irene Galvani Casado, contendo diversos pacotes de cigarro, cuja procedência sugeria ser oriunda do Paraguai.
Os cigarros estavam em poder da senhora M.M.S.M. Prosseguindo nas investigações, igualmente encontraram outra quantidade de cigarros também de procedência irregular, com M.A.O., em seu estabelecimento comercial, no mesmo bairro. Já no interior da casa do senhor E.M.O. foram encontradas outras 14 caixas de papelão, todas contendo centenas de pacotes de cigarro, de marcas variadas, as quais estavam em um cômodo, disposta ao lado de um guarda-roupas, cujo material todo também possuía características de procedência espúria, inclusive, em algumas caixas, continha adesivos demonstrando ser do Paraguai.
Todo o conteúdo apreendido, segundo as primeiras informações, pertencem a um indivíduo identificado como S.R.J., residente na rua Manoel Martins Hernandes, no bairro Pozzobon, que segundo a Dise, há tempo se dedica ao descaminho de produtos importados, principalmente cigarros, para a comercialização em Votuporanga. Inclusive, S.R.J. já foi surpreendido por policiais civis anteriormente, e autuado na Polícia Federal de São José do Rio Preto.
Quando questionado, E.M.O. admitiu que apenas guardava os pacotes de cigarro em sua casa, a pedido do concunhado S.R.J. A senhora M.M.S.M., que é sogra do indiciado, admitiu que era dele a propriedade de todo o material apreendido, confirmando o descaminho e que era destinado a venda ao consumidor final.
Todo o material, sendo 867 pacotes, foram devidamente apreendidos, além de certa quantia em dinheiro, em cédulas de valores diversos, certamente adquirida com a venda dos cigarros. Diante das evidências a respeito da procedência do material apreendido, o delegado da Dise, Antônio Marques do Nascimento, fez contato com o Delegado de Polícia Federal de São José do Rio Preto, para pleno conhecimento e deliberações pertinentes para o caso, ficando estabelecido a apresentação de todo material encontrado junto a Delegacia da Receita Federal.