A maioria das iscas apreendidas foi reintroduzida nos rios e represas da nossa região
Jociano Garofolo
garofolo@acidadevotuporanga.com.br
A Polícia Militar Ambiental de Votuporanga e da região deflagrou a Operação Visibilidade "Peixe Vivo", que resultou em autuações e flagrantes no comércio de várias cidades. Comerciantes que vendia iscas vivas para pesca foram autuados e devem pagar multa.
Segundo um balanço preliminar da operação, divulgado pela PM Ambiental, por meio do Capitão Alessandro Daleck Moreira, os trabalhos foram desencadeados nas regiões de Fernandópolis, Votuporanga, Jales, Santa Fé do Sul e Nhandeara, compreendendo um total de 18 municípios.
Foram fiscalizados cerca de 26 estabelecimentos que comercializam organismos aquáticos vivos, ou seja, as iscas utilizadas na pesca. As irregularidades constatadas resultaram na lavratura de 25 autos de infração ambiental, que somados chegam a R$ 6.100 de multas arbitradas.
A operação também resultou na apreensão de 373 quilos de pescado. A maioria das iscas apreendidas foi reintroduzida no seu habitat natural, ou seja, os rios e represas da região. Quem vende iscas vivas precisa ter licença para comercialização, cadastro do Ibama e emitir nota fiscal, o que não acontecia na maioria dos locais vistoriados. Na operação "Peixe Vivo" foram empregados 56 policiais militares em 17 viaturas.