Operação Bicho Solto foi desencadeada ontem na região a apreendeu pássaros em Votuporanga e Cardoso
Da Redação
A Polícia Militar Ambiental de Votuporanga realizou na data de ontem a Operação denominada “Bicho Solto”, alusivo ao Dia dos Animais, que tem como padroeiro São Francisco de Assis. Foram apreendidas aves silvestres mantidas irregularmente em cativeiro, nas cidades de Votuporanga e Cardoso.
Segundo o Sragento Josué Bertoldo Garcia, durante a fiscalização, ficou constatado que os pássaros eram mantidos irregularmente em cativeiro, pois, algumas das aves não possuíam anilhas (anéis de identificação de aves nascidas em cativeiro) em seus tarsos, outras tinham anilhas, porém estavam em estado de maus tratos (sem água, comida, gaiola pequena que impede a locomoção e pequenos vôos, sem higienização com fezes acumuladas, pendurada em parede sob um telhado quente e até mutiladas).
As aves apreendidas são das seguintes espécies: 10 canários-da-terra, uma coleira papa-capim, dois periquitos, dois papagaios, três sabias, um pássaro preto, uma coleira-do-brejo e um curió, sendo os dois últimos listados como ameaçados de extinção.
Por se tratar de crime ambiental, (manter espécie da fauna silvestre em cativeiro e praticar ato de abuso e maus tratos), cuja as penas variam de seis meses um ano de detenção, foi dada ciência às respectivas delegacias de policia para as providências penais. Administrativamente, foi aplicada multa num total de R$19,5 mil aos infratores.
As aves foram encaminhas ao médico veterinário, que atestou o estado bravio, ou seja, características de aves recém-capturadas da natureza e em razão desta situação, foram devolvidas à natureza. Outras, por ainda necessitarem de tratamento médico-veterinário, posteriormente serão devolvidas ao seu habitat natural.