Obras de acessibilidade de ampliação do Primeiro Distrito Policial estão em andamento
Da Redação
A unificação dos distritos policiais tem data prevista para estar pronta. O delegado da secional Mauricio José Rodrigues contou em entrevista ao jornal A Cidade, que a intenção é de que o prédio esteja pronto até dezembro, para que as atividades da Policia Civil tenha inicio ainda neste ano na "superdelegacia", batizada assim pela imprensa local.
O delegado disse não ter ainda uma data correta, já que vai mudar muita coisa, mas que estão apenas aguardando o fim das obras, principalmente as de acessibilidade, que são obrigatórias. Como a rampa de acesso que está sendo incorporada ao 1ª DP, onde ficará centralizada a Policia Civil, que é localizado na rua Tibagi, ao lado do Votuporanga Clube. Além da rampa, ocorre a instalação de banheiros especiais e a reestruturação e o aumento de salas, como as de entrevista e de atendimento ao público.
Concluiu dizendo que com a reengenharia, acontece uma reorganização dos distritos. Já que, segundo ele, existem atualmente muitas unidades com poucos policiais, e que com isso haverá uma centralização da força da Policia Civil em uma única unidade, racionalizando o pessoal, e gerando uma economia pro Estado, já que as outras unidades são alugadas e dessa forma, serão aposentadas.
Outro fator importante é a facilitação da DP, não só à população, mas também à Policia Militar, já que haverá a concentração em um único lugar do atendimento e da investigação, com inicio também do Plantão Policial atendendendo 24h. Para Rodrigues, a prova de que dará certo, é que a DIG (Delegacia de Investigações Gerais) e a Dise (Delegacia de Investigações Sobre Entorpecentes), já estão atuando no mesmo prédio, na rua Ivaí, com a esquina do Tietê, sem nenhum problema aparentemente encontrado.
Confira como fica após as reestruturações:
Dise e DIG
Já estão funcionando no mesmo endereço (Rua Ivaí, esquina com a Tietê). Abriga todo o setor de investigação da Polícia Civil de Votuporanga. Local de apuração de crimes contra o patrimônio, homicídios e entorpecentes. Delegados: João Donizete Rossinie Antônio M. do Nascimento
1º Distrito Policial
Até o final do ano, o 2º DP da Zona Norte e o 3º DP, localizado na Vila Marin, serão desativados e passam a funcionar junto ao 1º DP. Vai abrigar toda a polícia judiciária. Inicialmente. Ocorrências de autoria desconhecidas serão encaminhadas para lá Delegados: Edna Rita de O. Freitas, Gilberto de Freitas, Ademir Cabeço e Ali Hassan Wanssa
Plantão Policial
Até o final do ano, passará a funcionar 24h no mesmo endereço (rua Bahia, ao lado do 17 DP). Desta forma, todos os boletins de ocorrência serão elaborados lá. Efetivo de investigadores e escrivães será reforçado.
Delegacia da Mulher
A DDM (Delegacia de Defesa da Mulher), que atende casos de violência do âmbito familiar não terá alterações. O atendimento continua a ser realizado na rua Bahia, entre a Itacolomi e a Tocantins.