Da Redação
A Vigilância Sanitária de Votuporanga comunica a proibição da comercialização e interdição cautelar dos produtos milho verde em conserva ‘Quero’ e mortadela ‘Estrela’. Os estabelecimentos que comercializam ou manipulam esses produtos alimentícios devem imediatamente retirar eles da área de venda e não devem utilizá-los na manipulação de alimentos, da mesma forma que a população não deve consumí-los.
O coordenador suplente da Vigilância de Votuporanga, Fabrício Araújo, explica que essa é uma determinação da Vigilância Sanitária Estadual. “Os produtos que devem ser retirados são o milho verde em conserva, marca Quero, lote 300437, com a data de validade para julho de 2014, e a mortadela Estrela, lote 1E0712, data de fabricação 16 de setembro de 2012, com validade para 13 de outubro 2012”, informa.
Araújo ressalta que essa ação é motivada referente a informações enviadas pela Divisão de Doenças de Transmissão Hídrica e Alimentar. “O setor do Centro de Vigilância Epidemiológica da Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo suspeita que os produtos possam ter influenciado nos quatro casos de botulismo ocorridos no município de Nova Canaã Paulista, SP”, salienta. Outras informações podem ser obtidas na Vigilância Sanitária de Votuporanga, que fica localizada na rua Mato Grosso, 3223 e atende pelo (17) 3421 557
Caso
Pai, mãe e dois irmãos, de 9 e 12 anos, foram diagnosticados com botulismo, uma forma de intoxicação alimentar causada por uma bactéria presente em alimentos contaminados e mal conservados. A suspeita é que a contaminação tenha ocorrido por meio do consumo de mortadela contaminada.
Como os pacientes corriam risco de morrer, os médicos da Santa Casa solicitaram o soro que combate o botulismo. Foi necessário mobilizar o grupamento aéreo da Polícia Militar de São Paulo para trazer o remédio da capital já que de ambulância o deslocamento poderia demorar cerca de 10 horas. Santa Fé do Sul fica a 626 quilômetros da capital. A operação durou duas horas e garantiu a vida da família.
A família teve alta da UTI nesta quinta-feira (23), foram para o quarto, onde permanecem em observação. Segundo o hospital, eles passam bem.