Da Redação
Explosão, tiroteio e uma intensa perseguição. A ação de uma bando criminoso movimentou o efetivo policial de quatro cidades da região, na madrugada de ontem (5). Os criminosos renderam duas pessoas em Valentim Gentil, roubaram o carro delas e foram até uma usina em Meridiano, onde trocaram tiros com seguranças e explodiram um caixa eletrônico. Um dos bandidos foi preso.
Segundo a polícia, a quadrilha era composta por cerca de sete bandidos. De acordo com reportagem do site Região Noroeste, o bando estava dividido em vários veículos. Parte do grupo abordou um casal de jovens que saia de uma lanchonete em Valentim Gentil. Três homens fortemente armados anunciaram o seqüestro e mencionaram que utilizariam o automóvel Tucson, em um assalto no caixa eletrônico da usina.
As vítimas V.A.M, 18 anos e T.A.A., 17, foram colocados no porta malas do veículo e o trio se encontrou com outro grupo em uma vicinal que liga Valentim Gentil a sede da usina de Meridiano. No local, por volta das 2h, o bando encapuzado desceu dos veículos atirando contra os seguranças que trabalhavam no local. Um dos guardas conseguiu escapar e pedir ajuda.
Outro segurança noturno que fazia a ronda também foi abordado e obrigado a deitar-se enquanto outros bandidos preparavam o material para a explosão do caixa eletrônico. Após a detonação, eles usaram bolsa para carregar o dinheiro, que foi colocada em um dos veículos não identificados. No meio do caminho, os reféns foram deixados em uma estrada rural e obrigados a correr.
Funcionários da Usina avisaram a polícia que começou uma busca na região. Viaturas de Meridiano, Valentim Gentil, Votuporanga e Fernandópolis se deslocaram para local até que a equipe da Força Tática cruzou com o veículo Tucson, na rodovia Euclides da Cunha. A equipe da PM efetuou a perseguição até que os bandidos pararam e começaram a atirar contra os policiais. Todos os bandidos saíram correm em várias direções até que um deles tropeçou na guia e caiu em uma valeta, ficou desorientado e acabou preso.
Suspeito preso
O único integrante da quadrilha preso, Wellington Silveira da Silva, 18 anos, foi detido portando um revólver calibre 38, com duas munições deflagradas e outras cinco intactas. No interior do automóvel, foram encontradas tocas, celulares e duas estrelas de fabricação caseiras usada na fuga para estourar pneus das viaturas durante uma possível perseguição.
O suspeito contou aos policiais que o grupo era formado por sete integrantes de várias cidades do país, desde São Paulo até de Fortaleza e Recife. Ele negou que trabalhava em empresas na região e se limitou a dizer quem planejou o assalto.