Maurício José Rodrigues contou como está sendo realizado o processo de agrupamento de DPs e delegacias
Jociano Garofolo
garofolo@acidadevotuporanga.com.br
A Polícia Civil de Votuporanga está se mudança, literalmente. Começou nesta semana o processo de agrupamentos dos distritos policiais, que de três, passam a atender num só prédio, anexo ao Plantão Policial e à cadeia pública e de duas delegacias especializadas, Dise (Delegacia de Investigações Sobre Entorpecentes) e DIG (Delegacia de Investigações Gerais), que já estão funcionando no mesmo endereço. O delegado seccional Maurício José Rodrigues contou em entrevista ao A Cidade os detalhes do processo de transição.
Segundo Rodrigues, a reestruturação e agrupamento de distritos policiais está sendo realizada em caráter experimental, cujo objetivo é otimizar o trabalho prestado à população e a troca de informações nas investigações, por haver mais proximidade entre as delegacias especializadas. "O que pretendemos fazer é centralizar novamente os distritos policiais, reagrupar. Assim, vamos ter vários policiais num ponto central do que poucos espalhados nos bairros", disse o delegado.
Na última quinta-feira (19), a DIG, especializada em furtos contra o patrimônio e homicídios, deixou de atender no prédio localizado na rua Pernambuco, entre as ruas Ponta Porã e Acre, e está funcionando em conjunto com a Dise, especializada em crime de entorpecentes, localizada na rua Ivaí, esquina com a Tietê. "Neste caso, ocorre a centralização do setor de investigação. Todo o trabalho de apuração de casos de crimes contra o patrimônio, homicídios e entorpecentes é realizado em um só ponto. As ocorrências de crimes registradas em que a autoria é desconhecida, serão encaminhadas para às delegacias especializadas, enquanto as de origem conhecida, são encaminhadas ao DP para a elaboração do inquérito ou termo circunstanciado. Acredito que o agrupamento vai facilitar a troca de informações entre os investigadores", explicou Maurício José Rodrigues.
Plantão Policial 24h
A reestruturação também prevê o início do funcionamento do Plantão Policial 24h na cidade. Atualmente, o Plantão funciona diariamente das 18h às 7h, e aos finais de semana, das 18h de sexta-feira até o início da manhã de segunda. No restante do tempo, os boletins de ocorrência são elaborados nos três distritos policiais, de acordo com a área de abrangência de cada um nos bairros.
Mas tudo isso deve mudar até o final do ano. Segundo o plano de mudanças, o 2ºDP, atualmente localizado na rua Sebastião Lima Braga, no bairro Pozzobon, e o 3ºDP, instalado na rua Ivaí, no Jardim Marin serão desativados e os funcionários, delegados e policiais passarão a trabalhar no 1º DP, batizado como "superdelagacia" pela imprensa local, localizado na rua Tibagi, ao lado do Votuporanga Clube. O distrito policial vai centralizar todo o trabalho da polícia judiciária. Atualmente o prédio passa por obras de acessibilidade em sua estrutura.
Anexo ao 1º DP continua funcionando a Cadeia Pública e também o Plantão Policial, na rua Bahia. Com funcionamento passando a ser realizado 24h, todos os boletins de ocorrência na cidade serão registrados no Plantão Policial. Ainda segundo delegado seccional, "com unificação das três delegacias, teremos uma polícia centralizada. O Plantão vai funcionar 24h e vai facilitar o acesso das pessoas que terão de ir num só lugar, assim como a apresentação de ocorrências pela PM será feita apenas lá. A tendência é termos uma polícia mais perto. O Plantão será reforçado com mais escrivães e mais investigadores. É uma experiência que rendeu bons resultados em outras regiões, como por exemplo, em Piracicaba".
O delegado disse também que a apenas a DDM (Delegacia de Defesa da Mulher), instalada na rua Bahia, um quarteirão após o 1º DP, ainda continuará funcionando com a mesma estrutura.
Confira como vai funcionar a Polícia Cuvul após a restruturação
Dise e DIG
Já estão funcionando no mesmo endereço (Rua Ivaí, esquina com a Tietê). Abriga todo o setor de investigação da Polícia Civil de Votuporanga. Local de apuração de crimes contra o patrimônio, homicídios e entorpecentes. Delegados: João Donizete Rossinie Antônio M. do Nascimento
1º Distrito Policial
Até o final do ano, o 2º DP da Zona Norte e o 3º DP, localizado na Vila Marin, serão desativados e passam a funcionar junto ao 1º DP. Vai abrigar toda a polícia judiciária. Inicialmente. Ocorrências de autoria desconhecidas serão encaminhadas para lá Delegados: Edna Rita de O. Freitas, Gilberto de Freitas, Ademir Cabeço e Ali Hassan Wanssa
Plantão Policial
Até o final do ano, passará a funcionar 24h no mesmo endereço (rua Bahia, ao lado do 17 DP). Desta forma, todos os boletins de ocorrência serão elaborados lá. Efetivo de investigadores e escrivães será reforçado.
Delegacia da Mulher
A DDM (Delegacia de Defesa da Mulher), que atende casos de violência do âmbito familiar não terá alterações. O atendimento continua a ser realizado na rua Bahia, entre a Itacolomi e a Tocantins.