Ação resultou localizou 10 espingardas, 66 quilos de carne de paca e capivara e munição
Jociano Garofolo
garofolo@acidadevotuporanga.com.br
Foi considerada um sucesso a Operação "Ártemis"(deusa grega ligada à vida selvagem e à caça), deflagrada ontem de madrugada pela PM Ambiental e Polícia Civil no município de Álvares Florence e região. Com objetivo de coibir a prática da caça, foram cumpridos 17 mandados de busca e apreensão que resultaram na apreensão de 10 armas de fogo, munição, quilos de carnes de animais silvestres e armadilhas.
O trabalho conjunto da polícia teve início durante a madrugada e terminou por volta das 10h, sendo comandado pelo capitão da PM e comandante da Polícia Ambiental na região, Alessandro Daleck Moreira. As ocorrências foram registradas na delegacia de polícia de Álvares.
Em entrevista ao jornal A Cidade, o 1º Tenente Cassius José de Oliveira afirmou que a operação foi planejada com base em levantamentos feitos pelo setor de inteligência da Polícia Ambiental, com informações, principalmente de pessoas que já tiveram envolvimentos anteriores com a caça. Após a apuração, foi alicerçada a expedição de 17 mandados de busca e apreensão domiciliar, na área urbana e na zona rural, redundando em resultados considerados ótimos.
Foram apreendidas 10 armas de fogo de diversos calibres, a maioria espingardas, duas armas de pressão, cerca de 66 quilos de carne de animal silvestre (Paca e Capivara), farta quantidade de munição (intactas e deflagradas), além de outros petrechos utilizados na prática delitiva. Entre os materiais apreendidos, estava uma armadilha em forma de grade, utilizada para pender animais de grande porte.
A situação das pessoas flagradas com os materiais foi analisada caso a caso. Nos casos das armas, os proprietários podem responder pelo crime de porte ou posse ilegal de arma de fogo.