Jociano Garofolo
garofolo@acidadevotuporanga.com.br
Apesar de todo esforço e do patrulhamento intensivo da Polícia Militar de Votuporanga, o mês de março representou recorde em 2012 com relação ao número de furtos, segundo o balanço mensal divulgado pela Secretaria de Segurança Pública do Governo do Estado de São Paulo. Foram 168 casos registrados. No total, o primeiro trimestre do ano fechou com 438 furtos.
O balanço da criminalidade é divulgado mensalmente no site da secretaria, desde março de 2011. Segundo a última atualização, Votuporanga registrou 120 furtos em janeiro, 150 em fevereiro e 168 em março, o que mostra a elevação dos chamados crimes contra o patrimônio. Os furtos de veículos, que são contabilizados à parte, têm mantido a média de quase cinco por mês, com 16 no total.
Também com relação aos crimes contra o patrimônio, chama a atenção o aumento significativo no número de roubos (quando há contato com a vítima, por meio de ameaças ou agressões para subtração de objeto ou dinheiro) no terceiro mês do ano. Este tipo de delito pulou de apenas quatro casos no mês de fevereiro para onze em março, um crescimento de quase 300%.