Jociano Garofolo
garofolo@acidadevotuporanga.com.br
Um ato de vandalismo pode ter sido o causador do incêndio que destruiu, na madrugada de ontem (13), uma unidade do "Ecotudo itinerante", compartimento feito com material reciclável, que estava exposto na Praça São Bento a cerca de 30 dias. O fogo destruiu garrafas plásticas, vidro e papéis descartados no local e deixou apenas a estrutura metálica intacta.
Segundo um boletim de ocorrência, compareceram ao distrito policial os policiais militares Doimo e Marly, informando que foram ao local dos fatos por volta das 4h e encontraram a caixa de produtos recicláveis totalmente destruída, em brasa, supostamente após vândalos terem ateado fogo. O Corpo de Bombeiros foi imediatamente acionado e pôs fim às chamas.
No início da manhã, por volta das 8h, uma equipe da Saev Ambiental efetuou a limpeza, retirando os destroços e parte da estrutura restante. Ninguém ficou ferido. Considerado um Ponto de Entrega Voluntária (PEV), a Saev Ambiental montou duas unidades do Ecotudo Itinerante, com placas doadas pela empresa Tetrapak feitas com cerca de 30 mil embalagens recicláveis. Uma estava na Praça São Bento e a outra está no Centro de Lazer do Trabalhador “Oscar Bottura”. Antes de ir para a praça são bento, a unidade destruída estava exposta na Praça Cívica.
O projeto foi apresentado no final do ano passado e muito elogiado pela população já que permite o descarte 24 horas de papel, papelão, plástico, embalagens longa vida, vidros/garrafas, metal/latas. A coleta do lixo no Ecotudo Itinerante é feita as segundas, quartas e sextas-feiras pela Coopervinte (Cooperativa de Catadores de Materiais Recicláveis) que revende o material e distribui a arrecadação entre as famílias de baixa renda participantes.