Da Redação
A Polícia Ambiental de Votuporanga encontrou ontem (4/4), em Monções, uma área de contaminação por lixo químico no terreno de uma usina. A fiscalização foi autorizada pela Justiça e monitorada pelo Ministério Público de Nhandeara.
Dentro do parque industrial os policiais encontraram 20 latões com resíduo de produto supostamente óleo. Segundo o capitão Alessandro Dalek, comandante da Polícia Ambiental, foi necessária escavação do solo com apoio de máquina e ajuda de técnicos da Cetesb. Os tambores estavam enterrados havia 8 meses, segundo denúncia recebida pela polícia.
De acordo com o capitão, as embalagens foram enterradas para despistar a fiscalização. Toda a área foi interditada e os donos podem responder por crime ambiental, com pena de até quatro anos de cadeia. A Cetesb vai pesquisar o solo para saber se houve contaminação. A empresa será autuada administrativamente tão logo seja possível aferir a extensão do dano, sendo certo que os autores responderão por crime ambiental, que pode variar de seis meses à quatro anos de detenção, dependendo o tipo penal em que serão enquadrados (carece de aferição da extensão do dano).