Polícia Militar e Conselho Tutelar têm intensificado as fiscalizações na Praça São Bento
Da Redação
A Polícia Militar de Votuporanga está empenhada em melhorar a imagem da Praça São Bento, um dos locais mais agradáveis e de concentração da família votuporanguense. O local tem sido bastante criticado por autoridades e pela própria população em razão das constantes reclamações de que a praça vem se tornando ponto de uso de entorpecentes e de bebidas alcoólicas, principalmente por menores de idade.
A principal reclamação da comunidade é em especial às quintas-feiras, quando ocorre a tradicional feira livre, quando registra grande concentração de pessoas. O fluxo maior dessas pessoas são jovens e adolescentes concentrados, principalmente no interior da praça.
As reclamações intensificaram nos últimos dias, e chegaram até a Câmara de Vereadores, quando o presidente da Casa de Leis, Meidão Kanso, pediu uma fiscalização mais rígida em relação àquele logradouro público.
Vandalismo
Na última sexta-feira (13), uma unidade do "Ecotudo itinerante", compartimento feito com material reciclável, que estava exposto na Praça São Bento a cerca de 30 dias, foi destruído em um incêndio. O fogo destruiu garrafas plásticas, vidro e papéis descartados no local e deixou apenas a estrutura metálica intacta. A suspeita é que as chamas tenham se originalizado após um ato de vandalismo.
Fiscalização
Há duas semanas, o Conselho Tutelar de Votuporanga, com o apoio da Força Tática e demais viaturas da PM, fizeram uma rígida fiscalização na praça São Bento. Na ocasião, foram abordados 25 adolescentes que foram orientados quanto ao uso proibido de bebidas alcoólicas. O alvo também era o uso de entorpecentes. Na última quinta-feira, policiais militares flagraram dois adolescentes com maconha e cocaína dentro da praça. Os dois foram conduzidos ao plantão policial.
Na noite do último sábado, a Polícia Militar, sob o comando do tenente Takebe, fez uma intensa fiscalização na São Bento, inclusive adentrando à praça com as viaturas e policiais, afim de abordar os frequentadores do local. Conforme a reportagem acompanhou a fiscalização, seis menores de idade foram abordados e conduzidos ao plantão policial para serem identificados. Nada de ilícito foi encontrado em poder dos menores que, em seguida, foram entregues a seus pais, responsáveis ou ao Conselho Tutelar.
Contudo, segundo a Polícia, os adolescentes estavam em atitude suspeita e por isso foram abordados e, em razão disso, a fiscalização será feita de forma mais contundente a partir de agora. Com o apoio do Conselho Tutelar, não apenas a praça São Bento, mas outros focos de concentração de jovens, adolescentes maiores de idade serão “batidos”.
Recomendação
A Polícia Militar pede o apoio dos pais ou responsáveis de jovens e adolescentes que frequentam não apenas a praça São Bento, mas outros pontos da cidade, para que vigiem os seus filhos. “A nossa missão é oferecer segurança à população, e essas fiscalizações tanto na praça São Bento, como na avenida do Assary, ou em outros locais, serão permanentes e sempre com o mesmo rigor”, reforçou a Polícia Militar.(Reportagem com informações do portal Votunews).