O jornal A Cidade conversou com dois estudantes de Votuporanga, um de uma escola púbico e outro de uma unidade particular
Giovanna Muniz da Silveira e Uanderson Junior dos Santos Raimundo conversaram com a reportagem do A Cidade (Foto: Arquivo Pessoal)
Daniel Marques
daniel@acidadevotuporanga.com.br
Votuporanga conta com 3.088 estudantes inscritos para realizar o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2025, cujas provas começam amanhã. O segundo dia de aplicação está marcado para 16 de novembro, também em um domingo.
No município, os exames serão realizados nos dois campi da Unifev. Os portões dos locais de prova serão abertos às 12h e fecharão rigorosamente às 13h. A orientação é para que os participantes cheguem com antecedência, evitando imprevistos. A prova está marcada para começar às 13h30, com término previsto para às 19h.
No primeiro dia, os candidatos enfrentarão a tradicional prova de redação, além dos cadernos de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias, e Ciências Humanas e suas Tecnologias. Já no segundo dia, será a vez das avaliações de Matemática e suas Tecnologias e Ciências da Natureza e suas Tecnologias.
A expectativa é de movimento intenso nos arredores dos locais de prova, e a recomendação é que os estudantes revisem horários, documentos necessários e endereço do local de aplicação com antecedência, garantindo uma entrada tranquila no dia do exame.
O jornal
A Cidade conversou com dois estudantes de Votuporanga, um de uma escola púbico e outro de uma unidade particular. Giovanna Muniz da Silveira, de 18 anos, está na 3º Série do Ensino Médio do Colégio Unifev. “Minhas expectativas são de conseguir colocar em prática tudo o que aprendi ao longo do Ensino Médio, com calma e tranquilidade, para alcançar um bom resultado”, contou.
Durante o Ensino Médio, a estudante sempre buscou prestar atenção nas aulas e tirar o máximo proveito dos conteúdos. Agora, no terceiro ano, foca bastante nas revisões e na prática de redações. “Tenho percebido uma grande evolução em comparação aos primeiros anos em que participei do Enem”, revelou.
Giovanna pretende usar a nota do Exame para cursar medicina. “Vou tentar uma vaga na Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS). Também penso em usar o resultado para concorrer ao Fies e tentar Medicina na Unifev”, finalizou.
Uanderson Junior dos Santos Raimundo, de 17 anos, está na 3ª Série do Ensino Médio da Escola Estadual Professora Uzenir Coelho Zeitune. “Tenho expectativa de conseguir ler as questões com muita atenção, interpretando bem os enunciados, para escolher a alternativa que corresponde ao que está sendo solicitado”, falou.
Sobre a preparação, ele disse que estudou com o apoio dos professores, participou das aulas e também revisou os conteúdos em casa. “Nesses últimos dias, aproveitei as aulas para tirar as dúvidas com os professores para dar o meu melhor no Enem”, acrescentou. Uanderson tem planos de usar o resultado para ingressar na Unesp, no curso de Educação Física. “É meu projeto de vida”, concluiu.