Para visualizar a notícia, habilite o JavaScript na página!
Impressão bloqueada!
Para compartilhar esse conteúdo, por favor utilize o link http://www.acidadevotuporanga.com.br/cidade/2025/04/governo-divulga-lista-oficial-e-sab-vai-ser-transformada-em-escola-civico-militar-no-2-semestre-n83795 ou as ferramentas oferecidas na página. Se precisar copiar trecho de texto para uso privado, por favor entre em contato conosco pelo telefone (17) 3422-4199 ou pela nossa central de atendimento: http://www.acidadevotuporanga.com.br/atendimento/fale-conosco
Cidade
Governo divulga lista oficial e SAB vai ser transformada em escola-cívico militar no 2º semestre
Colégio aprovou o modelo em consulta pública e foi escolhido; escola Pedro Pedrosa, de Nhandeara, também foi aprovada
SAB foi confirmada como escola cívico-militar em lista oficial divulgada pelo Governo do Estado de São Paulo (Foto: A Cidade)
Franclin Duarte franclin@acidadevotuporanga.com.br O Governo do Estado, por meio da Secretaria Estadual de Educação, divulgou ontem a lista oficial das 100 escolas de São Paulo que serão transformadas em colégios cívico-militares já a partir do segundo semestre deste ano. Dentre as instituições escolhidas está a escola Sarah Arnold Barbosa, o SAB, de Votuporanga.
Como noticiado pelo A Cidade, a comunidade escolar do SAB já havia aprovado a adesão ao modelo logo na primeira rodada de consultas públicas, mas a aprovação não garantia a adesão, tendo em vista que 132 comunidades aprovaram a implantação, e, a princípio, apenas 100 escolas seriam contempladas ainda em 2025.
Como o número foi superior à meta a secretaria de Educação adotou critérios técnicos de seleção, entre eles: existência de pelo menos uma escola por município, o índice paulista de vulnerabilidade social (IPVS) e o resultado no Idesp (Índice de Desenvolvimento da Educação do Estado de São Paulo).
Ao fim, o SAB foi aprovado em todos os critérios e deve passar pelo processo de “transformação” já nos próximos meses. A escola seguirá o Currículo Paulista, definido pela Secretaria da Educação e a Pasta também será responsável pelo processo de seleção dos policiais militares da reserva que atuarão como monitores, para desenvolvimento de atividades extracurriculares na modalidade cívico-militares, organização e segurança escolar.
Os militares não vão atuar em sala de aula e nem ocupar os cargos dos profissionais da educação, atuando apenas no acolhimento e preparo dos alunos na entrada dos turnos, no intervalo das aulas e nos períodos de encerramento dos turnos. Os militares vão colaborar ainda nos projetos educativos extraclasses e na busca ativa dos alunos.
Região Além do SAB, na região de abrangência da Diretoria de Ensino de Votuporanga também foi aprovada a transformação da Escola Estadual Pedro Pedrosa, em Nhandeara. Já na região noroeste do Estado serão mais 8 escolas: duas em Catanduva, uma em Novo Horizonte, uma em Fernandópolis, uma em General Salgado, uma em Nova Granada, uma em Barretos e uma em Rio Preto (veja a lista nesta página).
Escolas da região que serão cívico-militares
Escola
Cidade
Professor Vitorino Pereira
Catanduva
Joaquim Alves Figueiredo
Catanduva
Libero de Almeida Silvares
Fernandópolis
Tonico Barão
General Salgado
Pedro Teixeira de Queiroz
Novo Horizonte
Alzira Salomão
Nova Granada
Pedro Pedrosa
Nhandeara
Wilquem Manoel Neves Doutor
Barretos
Octacílio Alves de Almeida
Rio Preto
Sarah Arnoldi Barbosa
Votuporanga
Notícia publicada no site: www.acidadevotuporanga.com.br
Endereço da notícia: www.acidadevotuporanga.com.br/cidade/2025/04/governo-divulga-lista-oficial-e-sab-vai-ser-transformada-em-escola-civico-militar-no-2-semestre-n83795
Para compartilhar esse conteúdo, por favor utilize o link {{link}} ou as ferramentas oferecidas na página. Textos, fotos, artes e vídeos do jornal A Cidade estão protegidos pela legislação brasileira sobre direito autoral. Se precisa copiar trecho de texto para uso privado, por favor entre em contato conosco pelo telefone (17) 3422-4199 ou pela nossa central de atendimento: http://www.acidadevotuporanga.com.br/atendimento/fale-conosco