Seja incrivelmente bem-vindo à nossa 34ª semana do ano. Amanhã é domingo e você talvez já pense: “Ai… amanhã é segunda-feira! Vai começar tudo de novo.” Se pensa assim em relação ao que faz, é importante refletir:
- O que você quer da sua vida?
- Aonde deseja chegar?
- Por que você acorda todos os dias?
- Qual é o seu propósito?
Propósito é uma palavra presente em praticamente todos os discursos atualmente. Recordo-me de um evento que participei, logo no início da idealização da InspireAção, sobre a Nova Economia. Estavam presentes mais de mil pessoas, vindas de diversas regiões do Brasil, além de participantes dos Estados Unidos e da China. Eram representantes de vários setores e palestrantes fundadores de grandes empresas. Ouvi de todos: “Precisamos encontrar nosso propósito, e as empresas também precisam de um propósito.” Naquela época, eu ainda não compreendia e não sabia qual era o meu. Hoje, trabalho direto com isso e vejo que é fundamental termos essa declaração clara. Nas empresas, é essencial que o profissional conheça o impacto do seu trabalho. Por isso, é tão importante que haja um propósito escrito e lembrado todos os dias. De forma simples, o propósito é o impacto que a organização traz ao mundo, o motivo pelo qual existe. O nosso, na InspireAção, é construir com você um mundo melhor por pessoas melhores. Declaramos com convicção que cada cliente que se transforma amplia o seu impacto.Isso é visível. Para as empresas, o maior desafio é engajar e reter colaboradores, pois eles já não trabalham apenas pelo salário, mas sim por uma causa, um porquê, um propósito. Se você tem uma empresa e deseja mantê-la competitiva e em crescimento, é indispensável que tenha um propósito forte e bem definido. Pessoas se rendem a uma causa.
O que mais amo é construir com o cliente o seu manual de cultura, no qual ficam registrados o DNA do negócio, a história da empresa, dos fundadores, a missão, a visão, os valores e, entre eles, o propósito como um dos pilares. Isso transforma tudo, traz clareza, direciona, engaja e potencializa resultados.
Reflita: de que forma a sua empresa melhora a vida das pessoas? E não adianta apenas falar, escrever e colocar na parede. É necessário viver o que se declara, ser exemplo para todos e ter energia para fazer a sua empresa acontecer com o amor que sente pelo que faz.
Lembre-se: ninguém é uma ilha. Empresas sólidas são constituídas de bons profissionais. Sempre digo que um CNPJ é formado pela união de muitos CPFs. Só produz quem entende o sentido real de servir naquela empresa. Todos seres humanos buscam trabalhar no que as faz felizes, arriscam-se no que as move e fazem o resultado acontecer quando acreditam no propósito da empresa e percebem que ele está alinhado ao seu propósito pessoal.
É a tríade de evolução de que sempre falo, presente no nosso método IAA, que passa pelos 3 Ps do resultado da empresa e da vida, e tem como ponto de partida sempre o propósito:
1º Propósito (o motivo pelo qual a empresa existe) x Identidade (quem é você).
2º Pertencimento (o espaço onde a missão da empresa é entregue aos stakeholders) x Amor (como você se relaciona).
3º Prosperar (o caminho rumo à visão da empresa) x Ação (o resultado do relacionamento, do trabalho).
No livro O Propósito, um dos mais completos que já li sobre o assunto, o autor Sri Prem Baba afirma que devemos tomar consciência de quem somos, realizar-nos e voltar à nossa essência. Estamos aqui para viver uma experiência de transformação para o bem, mas, muitas vezes, somos envolvidos e desviados do que realmente queremos, são muitas distrações que vêm do medo. Ele diz que o único caminho é o amor: “O amor é a luz que nos habita, é o que nos move. O amor adormecido não pode cumprir sua meta de expansão da consciência.” E ainda reforça: “Assim como o propósito do Sol é iluminar e aquecer, o propósito do ser humano é amar.”
Será que sabemos qual é o nosso propósito? Amamos verdadeiramente a nós mesmos e aos nossos semelhantes? Estamos servindo ao mundo? Será que a sua empresa tem o propósito claro para todos os parceiros?
Como o nosso foco é progredir, vamos juntos?
Comece, como sempre dizemos aqui, pelo autoconhecimento. Esse é o primeiro passo. É como uma pessoa doente: ela só pode ser curada após o diagnóstico. Nós só podemos evoluir se pararmos para nos analisar no hoje, e pensarmos aonde queremos chegar. Reflita sobre qual legado deseja deixar. Essa reflexão vale também para a empresa. Lembre-se de que é pessoal e profissional, e não pessoal ou profissional.
Como disse o filósofo Sêneca: “Se um homem não sabe a que porto se dirige, nenhum vento lhe será favorável.” Descubra a que porto deseja chegar e qual direção deve seguir.
Entretanto, tenha muito cuidado com as distrações do mundo. Continue caminhando, tenha ou não o seu propósito claramente definido, pois a vida é aprendizado e movimento. Nosso propósito aqui é servir, ou seja, vir a ser. Vir a ser nós mesmos. Você já tem tudo. Você já é.
A Bíblia declara: “Tudo o que fizerem, façam de todo o coração, como para o Senhor, e não para os homens” (Colossenses 3:23). Na filosofia, Aristóteles ensinava que o propósito é alcançar a eudaimonia, a felicidade plena, por meio da virtude e da realização do potencial humano. Os estoicos afirmavam que viver de acordo com a natureza e a razão, cultivando virtude e serenidade diante do destino, é o caminho para a plenitude.
Tudo converge para a mesma verdade: estamos aqui para nos desenvolver em nossa plenitude e contribuir para o bem maior. Lembre-se disso: estamos aqui para servir, ou seja, vir a ser. Ser quem? Nós mesmos, e ponto.
Agradeço por você estar comigo aqui todo sábado, para encerrarmos a semana mais conscientes da nossa capacidade infinita de realizar. Muito obrigada por me ajudar a cumprir o meu propósito de despertar a essência e o potencial de cada ser humano, conduzindo-o à sua melhor versão, para que juntos possamos construir um mundo mais consciente, belo e próspero.
Seguimos para servir, servir e servir, e ponto, pois queremos um eu melhor, as pessoas à nossa volta melhores, um mundo melhor.
Vamos juntos?
Porque juntos somos +