Van que estava em alça de acesso ao lado quase foi atingida pela carga; motorista de 50 anos de idade ficou ferido e foi socorrido
Jociano Garofolo
garofolo@acidadevotuporanga.com.br
Um acidente de trânsito por muito pouco não terminou em tragédia, no início da tarde de ontem, no trevo de acesso da rodovia Péricles Belini (SP-461) com a Euclides da Cunha (SP-320) em Votuporanga. O motorista de um bitrem, carregado com cana-de-açúcar ficou ferido após perder o controle da direção do veículo, que tombou em uma subida. A carga quase atingiu uma van, que seguia pela alça de acesso ao lado. Além disso, uma das partes do bitrem se desprendeu e desceu cerca de 20 metros e, por sorte, não atingiu nenhum veículo que vinha atrás.
O acidente mobilizou o Corpo de Bombeiros de Votuporanga, que enviou uma unidade de resgate e uma viatura de auto-tanque, e unidade básica de atendimento do DER. O acesso para a rodovia Euclides da Cunha para quem seguia na Péricles Belini, no sentido Cardoso a Votuporanga, ficou interditado por várias horas.
Segundo informações obtidas no local do acidente, o caminhão Mercedes, de cor branca, com placas de Lucélia-SP, carregado com duas carretas carregadas com cana e que seguia com destino à uma usina de Sebastianópolis do Sul, tentou fazer o contorno no trevo de acesso. Segundo uma testemunha, que dirigia uma van na alça de acesso paralela (que transitava na Euclides da Cunha e buscou saída no sentido Nhandeara), o motorista do caminhão não conseguiu fazer a curva.
O veículo muito pesado bateu contra um “guard rail” de metal e tombou, deixando o motorista, P.A.C., de 50 anos, ferido. A carga de cana da parte dianteira do bitrem caiu na pista, à frente da van, e o motorista, no susto, jogou o veículo contra o acostamento, restando vários danos.
Já a parte traseira do bitrem se desprendeu e desceu a ladeira, até parar a cerca de 20 metros abaixo do local do tombamento. Por sorte, não havia carros de passeio ou outros veículos no trecho. Também houve vazamento de óleo diesel, mas o risco de explosão foi evitado pelo trabalho dos bombeiros. O motorista do treminhão foi levado à UPA (Unidade de Pronto Atendimento) com ferimentos leves. A Polícia Científica foi ao local, realizou perícia, que deve apontar a responsabilidade no acidente. Apesar do susto e do prejuízo, o motorista da van não ficou ferido.