Janeiro deste ano registrou 56 casos do crime, no mês seguinte, os números diminuíram, porém ainda é considerado alto
Nathalia Almeida
nathalia@acidadevotuporanga.com.br
A Delegacia da Mulher de Votuporanga divulgou dados da violência doméstica do mês de fevereiro. No total, foram 51 casos desse tipo de violência registrados em Votuporanga. No mês passado, foram 56 ocorrências registradas pela DDM. Em relação ao mês passado os números diminuíram cerca de 9%, mas ainda é considerado alto. Os dados de violência doméstica apontam que a maioria das agressões contra a mulher ainda acontece em casa.
No total, a delegacia contabilizou nesses nos dois primeiros meses do ano 266 boletins de ocorrência. Em janeiro foram 133, número que se repetiu em fevereiro. Além disso, foram emitidos no mês passado 25 mandados de medida protetiva, no primeiro mês foram 14. Os números representam aumento de 44% nos registros da DDM.
Os tipos mais comuns de agressão contra a mulher são lesão corporal, maus-tratos, injúria e calúnia e difamação, no total esses crimes contabilizaram as 133 ocorrências da Delegacia da Mulher de Votuporanga registradas em fevereiro.
Na Prefeitura existem programas para atendimento à mulheres vítimas de violência, como o Cram (Centro de Referência de Atendimento à Mulher). O local presta orientação, acolhimento e acompanhamento psicológico, social e jurídico, às mulheres em situação de violência, no sentido de fortalecer a autoestima e possibilitar que essas mulheres se tornem protagonistas de seus próprios direitos, ampliando seu nível de entendimento sobre as relações de gênero.