PM, Corpo de Bombeiros e Samu (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência) receberam por mês mais de 600 chamadas falsas
Polícia Militar e Corpo de Bombeiros foram os que mais receberam as ligações no ano passado
Da redação
Os telefones emergenciais da Polícia Militar, do Corpo de Bombeiros e do Samu (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência) registraram juntos cerca de 7383 trotes em 2014. Em média, esses serviços tiveram mais de 600 trotes por mês, números que podem gerar sérias consequências e colocar vidas em risco.
Entre os três serviços, a Polícia Militar de Votuporanga possui a média mais alta, recebeu aproximadamente 400 trotes por mês. Já o Corpo de Bombeiros de Votuporanga fica em segundo lugar, a corporação recebe aproximadamente 180 trotes mensais.
O tenente do Corpo de Bombeiros de Votuporanga, Alex Brito, explicou que existem três tipos comuns de trotes, “o pessoal que atende as chamadas percebe um padrão nesse tipo de ligação. Aquele que a pessoa fala ‘Alô’ e desliga, quando ligam sem motivo e querem conversar e o maldoso, quando informações falsas são passadas para que a viatura se desloque para atender o chamado”.
Brito ainda acrescentou que a equipe de atendimento precisa ser treinada para detectar possíveis mentiras no momento da ligação.
“Geralmente são feitas várias perguntas, para que o caso seja mesmo confirmado e evite que a viatura se desloque ao local sem necessidade, porém há pessoas que conseguem manter uma história e fazem com que um falso chamado seja atendido”, afirmou o tenente.
Uma curiosidade é que a maior parte dessas ligações é realizada por crianças no período de férias. Nas ligações para o Corpo de Bombeiros, Brito explicou que o mais comum são crianças brincando, esses casos tendem a aumentar no período de férias.
Já o Samu, é o serviço que menos recebe esse tipo de ligação. Em 2014, foram em média 5 por mês. O responsável técnico pela Rede de Urgência e Emergência de Votuporanga, Danilo Antonio Rezende Ribas, contou que acredita que o número baixo signifique uma população mais consciente.
“Já aconteceram vários trotes que levaram a viatura até o local para atender um falso atendimento, às vezes ainda acontece, mas a população já está tendo consciência de que isso é muito prejudicial para o seguimento dos trabalhos do Samu”, disse Danilo.
Danilo ainda explicou que existem programas de conscientização para combater essas ligações maldosas, o Educa Samu e o Amigos do Samu, são campanhas em parceria com o Governo do Estado.
Quando uma viatura se desloca até um local para atender uma ocorrência duvidosa, há o risco de deixar outra emergência real sem atendimento. Há casos em que a viatura da Polícia Militar também é acionada, o que irá fazer com que o tempo de espera para ocorrências reais possam dobrar, o que poderá aumentar também os riscos sobre a vida da vítima.