Em maio de 2014, dois jovens foram detidos pela Polícia Militar após as imagens flagrarem o furto das caixas de som
As câmeras de monitoramento da Concha Acústica de Votuporanga prestam um serviço à população de Votuporanga. Desde que foram instaladas, em 2013, elas já flagraram vários casos de delitos cometidos dentro do local e, inclusive, já auxiliaram a Polícia Militar a prender criminosos, cerca de dez pessoas já foram detidas com a ajuda do monitoramento.
Em maio do ano passado, as câmeras flagraram o furto das caixas de som da Concha Acústica, na ocasião, dois rapazes foram detidos. A Prefeitura Municipal explicou que a central de monitoramento fica instalada na Secretária Municipal de Trânsito e as imagens ficam disponíveis 24h para a Polícia Militar, Bombeiros e Samu (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência).
Logo após a instalação da central de monitoramento em 2013, outro caso foi minimizado pela ação das imagens. Na ocasião, traficantes foram vistos vendendo drogas no local, com a disponibilização das imagens a polícia pode se deslocar rapidamente até o local para intimidar a ação dos oito jovens que estavam vendendo os entorpecentes. Eles foram levados à delegacia para prestar esclarecimentos.
Além disso, casos de vandalismo também são comuns e já foram denunciados pelas câmeras.
Para o Secretário de Trânsito, Alberto Casali, as câmeras foram um grande investimento. “Elas servem para inibir atos de vandalismo, além de contribuir com o trabalho da PM. A experiência da Concha Acústica foi positiva e a Prefeitura pretende expandir o monitoramento eletrônico para outros pontos”, disse.
A Secretaria ainda informou que tem a intenção de instalar os serviços de monitoramento no Terminal Central Urbano, Terminal Rodoviário e cruzamento da rua Amazonas com Alagoas nos próximos meses. O investimento para essas aquisições gira em torno de R$ 300 mil.