Defesa
Veja depoimento de "Barba"
Durante seu depoimento ao juiz, "Barba" contou que fez um curso de segurança em São Paulo e passou por reciclagem em São Carlos. Trabalhou numa casa de shows de Votuporanga.
Formou-se em Direito, mas não tinha sido aprovado pelo exame da OAB (Ordem dos Advogados do Brasil). Chegou a estagiar no Fórum de Votuporanga por 9 meses em 2005, precisamente na 2.ª Vara da Comarca de Votuporanga, na época dirigida pelo juiz Paulo Sérgio.
Após o término do curso, iniciou Engenharia Civil em Fernandópolis. É funcionário público estadual, e na época atuava como agente de segurança interna da Etec Frei Arnaldo. Ainda conciliava o cargo de segurança na loja de conveniência e como cuidador de um idoso, que mora próximo ao estabelecimento.
Alegou que tinha quatro armas de fogo, devidamente registradas e participava de um clube de tiros.
Contou que sua mãe e o filho, na época com 16 anos, trabalharam no estabelecimento da vítima. A mãe ficava no caixa e o jovem era repositor. Devido não poder empregar menores, precisou dispensar o garoto.
Como o jovem fazia a limpeza da loja, a vítima teria pedido que a mãe de "Barba" passasse a realizar a respectiva tarefa, o que ela não quiz. Após ser dispensada, a mãe entrou com uma ação trabalhista que, segundo "Barba", teria sido motivada porque André faria o acerto baseado no registro em carteira, o que variava entre um salário mínimo, sendo que, no total, ela recebia em média R$ 1.200.
No dia dos fatos, "Barba" parou em frente ao estabelecimento, momento em que a vítima teria falado que gostaria de conversar. Ao entrar no estabelecimento, relatou que encontrou André falando ao telefone com uma empresa de cartão de crédito, pedindo melhorias no serviço. Após desligar o aparelho, André teria apagado as luzes e questionado o motivo da mãe e do menor entrarem com a ação, fazendo ainda ameaças. "Barba" ainda disse que André ofendeu seu irmão, por ser portador de necessidades especiais.
Após uma discussão, "Barba" decidiu ir embora, momento em que a vítima teria desferido um tapa em seu rosto. Os dois voltaram a brigar, momento em que, para se defender, "Barba" pegou uma faca e golpeou as costas da vítima.