Mesmo não estando presente no julgamento, jurados reconheceram tentativa de homicídio contra José Henrique Juliano em 2010
Karolline Bianconi
karol@acidadevotuporanga.com.br
Mesmo não estando presente no julgamento, Valdemir Honório de Lima foi considerado culpado pelo Conselho de Sentença por ter tentado matar José Henrique Lima Juliano. O juiz de Direito do Fórum de Votuporanga, Jorge Canil, aplicou a pena de sete anos e seis meses de reclusão, a cumprir em regime inicial fechado, sem direito de apelar em liberdade. No mesmo ato, foi expedido mandado de prisão válido por 12 anos, mais indenização à vítima no valor de 50 salários mínimos.
Na sentença dada pelo juiz, o Conselho de Sentença reconheceu a materialidade e a autoria, no que se refere a Valdemir, afastando as teses de defesa, acolhendo as qualificadoras. Os jurados afirmam que Jhonatan Lima da Cunha não concorreu para o crime.
“Em decorrência do resultado do julgamento, dos antecedentes e da natureza do crime, decreta-se a prisão cautelar, que se mostra imprescindível para assegurar a aplicação da lei, lembrando a ausência do réu, apesar de intimado para comparecer em juízo. Já Jhonatan Lima da Cunha foi absolvido, por não haver prova de que haja concorrido para a infração”, destacou a autoridade judiciária.
A tentativa de homicídio aconteceu em 14 de fevereiro de 2010, no bairro Estação. Valdemir ficou sabendo que a vítima estaria mantendo relacionamento com a mulher dele. Supostamente motivado por vingança, decidiu matar a vítima, preparando-lhe uma emboscada. Com uso de uma cartucheira, Valdemir atirou contra a vítima, que correu cerca de 30 metros, quando recebeu uma rasteira, passando a ser agredida com socos, tijoladas na cabeça e facadas, inclusive no pescoço.
Os nomes que integraram o Conselho de Sentença foram: Juliana Smith Gallo, José Orlando Mastrocola, Monique Caroline Toassa Fontealba de Freitas, Adalberto Dráuzio Sanches Fernandes, Wálter Fábio Madrid, Sônia de Jesus Paulino, e Luiz Carlos Zambon.