No último trimestre, foram 34 casos; ações da Polícia Militar têm flagrado desmanches de motocicletas e recuperado veículos
Jociano Garofolo
garofolo@acidadevotuporanga.com.br
Votuporanga registrou 80 furtos de veículos em 2012. As informações constam das estatísticas mensais da criminalidade divulgadas pela Coordenadoria de Análise e Planejamento (CAP) da Secretaria da Segurança Pública (SSP). Um detalhe que chama a atenção é que esse tipo de delito tem aumentado nos últimos três meses, assim como têm aumentado os flagrantes da Polícia Militar, que nos últimos acabou com desmanches clandestinos e recuperou motocicletas.
Segundo os dados, em comparação com 2011, 2012 manteve a média de furtos de veículos. Porém, entre novembro do ano passado e janeiro deste ano, os furtos aumentaram até 200% com relação a meses como outubro, por exemplo. Foram 9 furtos em janeiro, 10 em dezembro e 15 em novembro, contra cinco do mês anterior. O balanço sobre o mês de fevereiro ainda não foi disponibilizado, mas a reportagem do A Cidade acompanhou diversos casos de furtos esclarecidos pela Polícia Militar no período.
No último dia 18, por exemplo, a PM conseguiu desativar um desmanche clandestino de motocicletas que funcionava na zona rural da cidade. A ação ocorreu após o dono de um veículo subtraído ter localizado parte da moto já montada em outra, com adolescentes no bairro das Jabuticabeiras. Em seguida, a PM foi acionada e localizou o local onde as motocicletas eram desmanchadas.
Em outra ação, após o furto de uma motocicleta no dia seguinte, dois veículos foram recuperados e quatro indivíduos detidos, sendo dois menores de idade e dois maiores. Uma das motos foi encontrada na favela, quando os suspeitos adulteravam a numeração do motor e do chassi. Policiais conseguiram deter dois indivíduos após o furto de uma Honda Biz. Após serem detidos, eles acabaram informando que levariam a moto até a favela do Matarazzo, onde iriam iniciar o desmanche. Viaturas de Força Tática e Rocam se encaminharam ao local e conseguiram deter dois indivíduos com uma Honda CG 125 vermelha, também furtada. Eles estavam "pinando" as numerações do chassi e do motor, além de já terem colocado na moto uma placa que pertence a outro veículo, uma Dafra Apache. Peças de motos também foram apreendidas.
Segundo apurado pela reportagem com a Polícia Civil, a maioria dos veículos furtados, principalmente as motocicletas, é utilizada para a prática de outros crime. É comum que, após uma onda de furtos, ocorram assaltos em que os bandidos utilizam as motos, já com numerações de placas e de chassi adulteradas.
O comandante interino da Terceira Companhia de Policia Militar, tenente Kenji Takebe Junior, enviou nota à imprensa destacando os trabalhos da PM na recuperação de veículos furtados e orientou os proprietários, em especial de motocicletas, que zelem pela segurança do seu veiculo, dificultando a ação de criminosos.
Confira as dicas:
Dicas da PM aos proprietários de motocicletas:
- Não deixar chave no contato, mesmo que por poucos instantes;
- Não deixar capacete junto ao veiculo estacionado;
- Evitar deixar o veiculo em via pública, mesmo que em frente de sua residência;
- Não deixar o veiculo estacionado em local escuro durante um longo período;
- Utilizar Sistema de segurança auxiliar (trava de coroa, alarme, etc.).