Da Redação
A Polícia Militar de Votuporanga, por ocasião da proximidade do Carnaval 2013, quando é comum o aumento de abusos na condução de veículos, intensificará fiscalização quanto à infrações de trânsito diretamente relacionadas com acidentes de trânsito, em especial utilização indevida de motocicletas, direção de veículos sob influência de álcool, condução de passageiros em carrocerias de veículos, e, especialmente a não utilização do cinto de segurança. Ontem, o comandante da PM, capitão Edson Fávero, enviou nota ao A Cidade explicando como será a atuação nos dias de festa, em que cerca de 15 mil turistas estarão na cidade
"Quanto ao não uso do cinto de segurança, observa-se que grande quantidade de usuários de veículos quatro rodas simplesmente deixaram de utilizá-lo, o que contribuiu diretamente para o aumento de vítimas quando dos registros dos acidentes. O não uso caracteriza infração de trânsito grave, com perda de cinco pontos na CNH e multa de R$ 127,69. A Polícia Militar de Votuporanga orienta para que todos condutores e passageiros façam uso do cinto de segurança, pois haverá fiscalização continuada. É uma regra de trânsito que deve ser cumprida à risca. Não há o que argumentar ou reclamar".
Em 2012 a Polícia Militar de Votuporanga registrou 1932 acidentes de trânsito, dos quais 1.176 provocaram vítimas, inclusive fatais. Os motivos dos acidentes, ainda segundo o capitão, são de conhecimento de qualquer pessoa que utiliza a via pública: grande quantidade de veículos e pessoas nas vias, desrespeito às regras de trânsito, como excesso de velocidade, não utilização do cinto de segurança, entre outras.
Os atendimentos desses acidentes "oneram demasiadamente o policiamento Preventivo e o combate aos crimes de furtos, roubos, agressões e homicídios realizados pela Polícia Militar. O que, ás vezes, impede certos atendimentos imediatos e emergenciais. Um atendimento de acidente de trânsito com vítima, em regra, ocupa uma guarnição de policiais militares por diversas horas, entre atuação no local do fato, hospitais e delegacia de polícia".