Comando da PM local faz orientações aos motociclistas que utilizam veículos para entregas de botijões de gás e galões de água
Segundo PM, condutor não pode utilizar armações conhecidas como “grelhas” no banco
Jociano Garofolo
garofolo@acidadevotuporanga.com.br
O Comando da Polícia Militar de Votuporanga divulgou, por meio de nota, na última sexta-feira, uma série de orientações para motociclistas que utilizam os veículos para entregas. A prática é muito comum na cidade, principalmente para a distribuição de galões de água e botijões de gás. As tradicionais "grelhas" estão proibidas e o transporte deve ser feito com o "side car".
O Tenente Kenji Takebe Júnior, comandante interirno da 3ª Companhia da PM de Votuporanga, orienta aos condutores de motocicletas, que a utilizam para transportar carga, que deverão ter o registro para espécie “carga”, com o side car, que normalmente se engata na parte lateral da moto, não podendo o condutor utilizar de armações conhecidas como “grelhas” no banco traseiro, o que, segundo a Polícia Militar, coloca em risco a integridade física do condutor e usuários da via.
Outra orientação é com relação ao transporte de outros tipos de produtos, que em caso de acidentes, podem causar problemas ainda maiores. "É proibido o transporte de combustíveis inflamáveis ou tóxicos, com exceção de botijão de gás com capacidade máxima de 13 quilos, e galões de água mineral com capacidade máxima de 20 litros, desde que com auxilio do side car, sendo também proibido o transporte simultâneo de ambos, botijão e galão, na mesma motocicleta", explica o tenente. Eventuais dúvidas podem ser sanadas através da Resolução nº 356/10 do Contran (encontrada no sítio eletrônico www.denatran.gov.br), ou no Quartel da Terceira Companhia de Policia Militar, sito a Rua Minas Gerais nº 3538, Patrimônio Velho, Votuporanga/SP, Telefone (17) 3421 5323.