Sirley Aparecida de Melo, de 44 anos, foi morta com pelo menos 10 golpes de facão no meio de rua, na Zona Norte da cidade
Jociano Garofolo
garofolo@acidadevotuporanga.com.br
Votuporanga registrou na manhã de ontem o primeiro homicídio de 2013, que chocou os moradores do bairro Pozzobon pela brutalidade. A empregada doméstica Sirley Aparecida de Melo, de 44 anos, foi assassinada com golpes de facão, no meio da rua Rio Solimões, cruzamento com a Joaquim Seraphim da Silva. O suspeito, conhecido por "Cachorrão", fugiu do local após o crime, deixando para trás um boné e um sapato. Investigações preliminares apontam que vítima e assassino mantiveram um relacionamento amoroso, mas que há vários boletins de ocorrência e até uma medida protetiva, devido ao comportamento violento do indivíduo.
O crime aconteceu por volta das 6h45. O autor teria dado voltas com seu automóvel, próximo a casa da vítima. Quando ela estava perto de um ponto de circular, teria sido abordada, agredida, perseguida, alcançada e morta. O crime ocorreu a poucos metros da casa de Sirley.
A vítima foi atingida por ao menos 10 golpes de facão. Um deles teria decepado uma das mãos, possivelmente quando ela tentou se defender. Outros atingiram a cabeça, no rosto e também a região abdominal. O pescoço também foi atingido e ficou com um corte profundo. Em seguida, o autor fugiu do local, enquanto testemunhas acionaram a Polícia Militar. Vizinhos disseram à reportagem que, antes de ir embora, o assassino ainda passou com o automóvel sobre as pernas de Sirley.
Viaturas de salvamento do Corpo de Bombeiros e do Samu (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência) foram ao local, Sirley teve a morte constatada na hora, após a chegada de um médico socorrista. Peritos do Instituto de Criminalística foram ao local e fizeram minuciosa perícia da cena do crime. Os trabalhos foram acompanhados de perto pela delegada Edna Rita de Oliveira Freitas, titular da DDM (Delegacia de Defesa da Mulher). O crime chamou a atenção de dezenas de pessoas, já que aconteceu em uma região residencial e bastante povoada.
Outras ocorrências
De acordo com informações colhidas na Delegacia de Defesa da Mulher, a vítima registrou ao menos seis boletins de ocorrências (BOs) contra o suspeito por ameaça, ofensas e agressões físicas. O último registro policial foi na tarde da última segunda-feira (4).
Consta no boletim de ocorrência que o suspeito teria agredido-a com socos e pontapés, além de ter mordido a vítima. Cansada das agressões sofridas, novamente procurou a polícia para registrar a queixa, e desta vez, a Justiça concedeu medida protetiva, que impedia que o indivíduo se aproximasse, visando garantir a segurança dela.
A 4ª Vara da Comarca de Votuporanga concedeu a medida protetiva proibindo o suspeito de se aproximar da vítima a uma distância de 300 metros. Segundo informações, “Cachorrão” teria sido notificado da decisão da Justiça na tarde desta terça-feira e, ontem pela manhã, ele perseguiu Sirley, que estava em um ponto de circular para ir ao trabalho quando aconteceu o crime.
Relacionamento
Outra informação não confirmada oficialmente é de que o suspeito manteve um relacionamento amoroso extraconjugal com Sirley por aproximadamente 20 anos e, desde 2010, a vítima tentava deixá-lo. Segundo a Delegacia de Defesa da Mulher, todas as vezes em que a vítima dizia que não queria mais manter o relacionamento, ela era agredida ou ameaçada pelo suspeito.
De lá, para cá, segundo consta, Sirlei registrou os seis boletins de ocorrência contra o suspeito. As ameaças ficaram mais constantes nos últimos dias, chegando ao ponto do suspeito perseguir a vítima, ameaçando-a dizendo que ele tinha uma arma de fogo e que iria matá-la. Durante todo o dia, a Polícia Civil foi empenhada na busca pelo assassino. Até às 19h30 de ontem, momento de encerramento desta reportagem, ninguém havia sido preso.
Nota de Falecimento
Sirley Aparecida de Melo era solteira e não deixou filhos. Natural de Antonina (PR), residia atualmente na rua Rio Turvo, n.º 2580, no bairro Cohab. O corpo foi enterrado às 14h de ontem no Cemitério Parque Jardim das Flores. (Com informações de Votunews)