Indivíduo estava mostrando órgão genital para pedestres, próximo de igreja no São João; foi o segundo caso em dois dias na cidade
Jociano Garofolo
garofolo@acidadevotuporanga.com.br
Votuporanga registrou em dois dias, duas ocorrências de ato obsceno semelhantes, em pontos diferentes da cidade. Nos dois casos, homens retiram os órgãos genitais das vestes e mostram para pedestres, principalmente mulheres. Na noite da última sexta-feira, um indivíduo estava importunando pessoas próximas a uma igreja no bairro São João, mas fugiu antes da chegada da polícia.
O caso foi registrado por volta das 22h30. Segundo apurado pela reportagem, um responsável pela igreja acionou a Polícia Militar para denunciar que o indivíduo estava mostrando o pênis para pessoas que passavam pela rua, inclusive frequentadoras da igreja. Uma viatura foi deslocada, mas ao chegar ao local, os policiais foram informados pelo solicitante de que o homem foi embora, após ter sido chamado a atenção.
Esse tipo de comportamento fere todos os princípios sociais e legais. Só na última semana, dois tarados resolveram exibir órgãos, principalmente a mulheres.
Prisão
Na noite da última quinta-feira (17), um lavrador de 47 anos foi detido após mostrar o pênis para pedestres, na Vila Paes. A Polícia Militar recebeu várias ligações por volta das 22h, para atendimento da ocorrência de atos obscenos na rua das Américas. Os policiais foram informados por testemunhas que um homem nas proximidades abaixava suas vestes e mostrava seu órgão genital para as pessoas que passavam pelo local. Diante do fato o indivíduo, residente no bairro Pozzobon, foi encaminhado para o Plantão Policial, onde foi lavrado um boletim de ocorrência, de importunação sexual. Após as formalidades de praxe o lavrador foi liberado, porém vai responder processo na justiça.
Legislação
Ato obsceno é definido como crime no Art. 233 do Código Penal brasileiro. Consiste na prática de obscenidade em lugar público, ou aberto ou exposto ao público. A pena é de detenção, de três meses a um ano, ou multa.