Ação policial ocorreu em vários bairros da cidade, em um período ininterrupto de 48h
Jociano Garofolo
garofolo@acidadevotuporanga.com.br
Uma ação policial que durou cerca de 48 horas sem parar deteve dez pessoas suspeitas de praticarem tráfico de drogas em vários bairros de Votuporanga. A operação foi desencadeada pela DiSE (Delegacia de Investigações Sobre Entorpecentes), supervisionada pelo delegado Antônio Marques do Nascimento, e resultou também em grande quantidade de cocaína, maconha e outras drogas apreendida.
As dez pessoas, sendo oito homens, uma mulher e um adolescente, foram detidas foram encaminhadas ao prédio da Dise, pela suspeita de envolvimento na venda de drogas em Votuporanga. De acordo com informações da Polícia Civil, foram detidos R.S.N, de 25 anos, R.S.A., vulgo “Mendigo”, de 25 anos, A.D.C, de 29, B.F.D, de 23, L.F.G, de 24 anos, A.R.S., 24 anos, A.N.D., de 30 anos, J.C.D.C, de 23, a jovem E.F.S., de 21 anos, além de um adolescente, com 17.
De todos os indivíduos detidos, seis deles foram autuados em flagrante delito por tráfico de drogas e associação para o tráfico (Arts 33 e 35 da Lei 11343/06), dois autuados por porte de entorpecentes (Art. 28 da Lei 11343/06) e dois foram ouvidos em declarações como testemunhas nos autos.
Dise em ação
Informações privilegiadas captadas pela Dise constataram que uma associação criminosa havia se estabelecido em Votuporanga, composta pelos indivíduos presos, para a prática reiterada do tráfico de drogas. Durante as investigações, foi possível identificar os endereços residenciais dos investigados, assim como dependentes químicos que comumente adquiriam drogas dessas pessoas.
Os principais envolvidos, ou seja, os "cabeças" da quadrilha são R.S.N., tido como líder e o “Mendigo", que atuava como auxiliar e motorista, utilizando seu veículo, um GM Vectra, de cor prata, para fazer a movimentação do tráfico. O adolescente, bastante conhecido nos meios policiais, B.F.D., que já cumpriu pena por tráfico e L.F.Q, moram na mesma casa. Já o indivíduo A.D.C, reside na cidade de Valentim Gentil.
Na última quarta-feira, por volta de 23h45, durante campanas, os policiais presenciaram uma entrega de drogas em um posto de gasolina localizado na rua Amazonas. Após a abordagem, localizaram com um dos usuários cerca de 22 gramas de cocaína, que havia acabado de receber das mãos de dois traficantes.
Prosseguindo nas diligências, abordaram outro dependente químico, A.R.S, no cruzamento das ruas Ponta Porã e Amazonas, com o qual aprenderam uma porção de cocaína, que havia comprado na casa utilizada no tráfico. Com a possibilidade da prisão em flagrante, os policiais da Dise foram até a residência, onde encontraram uma porção de cocaína idêntica a aquela apreendida com o viciado, outra porção maior também de cocaína e uma porção grande de maconha, além de certa quantia em dinheiro, adquirida com a venda de drogas.
Depois de reagrupados os policiais investiram na casa dos líderes do grupo, dando-lhes voz de prisão por tráfico e apreendendo também o veículo Vectra, pertencente a Mendigo. Apurou-se o crime de associação entre os traficantes, porque cada qual tinha função determinada função na distribuição de drogas. Todos foram conduzidos à Cadeia Pública local de onde serão posteriormente encaminhados ao Centro de Detenção Provisória de São José do Rio Preto, estando à disposição da Justiça.