Os mesmos adolescentes foram apreendidos pela PM furtando casas da cidade na segunda e na quarta
Jociano Garofolo
garofolo@acidadevotuporanga.com
A Polícia Militar está obtendo resultados positivos no combate aos furtos a residencias em Votuporanga, graças principalmente a atenção da população, que está denunciando atitudes suspeitas nos bairros. Mas o que se percebe é que muitas das infrações são cometidas por menores que se aproveitam dos benefícios da idade para voltar a praticar crimes.
No período de segunda até quarta-feira dessa semana, a PM impediu dois furtos, conseguiu recuperar vários objetos de valor e apreendeu os autores, todos com idade inferior a 16 anos.
A surpresa é que nesse curto espaço de tempo, os mesmos adolescentes voltaram às ruas e tentaram furtar mais uma residência, e foram novamente impedidos pelo policiamento.
As denúncias dos moradores têm sido a principal "arma" para o revés dos infratores. Na tarde de segunda-feira, três adolescentes, J.C.I.C, B.H.C. de 16 anos e L.S., com 14, foram flagrados pela PM com vários objetos furtados de uma casa no Residencial Estela Parque.
De acordo com informações do boletim da ocorrência, registrado no Terceiro Distrito Policial, o crime aconteceu por volta das 16 horas na rua dos Catequistas. A casa alvo do trio é de propriedade da auxiliar administrativa M.S.B.H., de 19 anos. Uma vizinha, L.M.R.F.T, de 43 anos, viu quando dois deles pularam um muro enquanto um ficava de vigia na calçada. Suspeitando da situação, ela discou ligeiramente para o 190.
Achegada da viatura policial surpreendeu os menores que tentaram fugir, mas foram detidos. Eles haviam arrombado a porta da casa e estavam prontos para se evadirem com vários objetos de valor. A PM recuperou e apreendeu duas facas, um alicate um relógio de pulso, diversas peças de bijuterias, um aparelho MP3, um telefone celular, vários produtos cosméticos e um colar de metal dourado. Por serem menores de idade, eles foram encaminhados ao DP, onde foram entregues aos respectivos responsáveis, que foram notificados a comparecer em data agenda pelo Juizado da Infância e Juventude da Comarca de Votuporanga.
Sem muito tempo para se arrepender, dois dos menores, J.C.I.C e L.S tentaram furtar uma outra residência já na quarta-feira. Por volta das 16 horas, eles entraram na casa do pintor V.D.C., de 36 anos, localizada na avenida Catarina Martins Lopes, no Jardim Bom Clima. Os dois foram flagrados saindo do local carregando vários objetos. Os vizinhos perceberam a situação suspeita e passaram a perseguir a pé os infratores, que foram detidos com a chegada de várias viaturas policiais.
Com os adolescentes foram apreendidos um alicate e duas chaves de fenda (possivelmente utilizados para o arrombamento da porta), três frascos de perfumes, uma corrente grossa dourada, uma presilha e um par de brincos dourados e um relógio de pulso. J.C.I.C e L.S pais ou responsáveis. Devido reincidência dos atos infracionais, existe a possibilidade dos menores serem recolhidos pela Justiça. A decisão sobre a avaliação da conduta fica sob a responsabilidade do juiz da Vara da Infância e Juventude de Votuporanga, e deve ser tomada nos próximos dias.
Leia na íntegra a versão online