Viaturas se deslocaram à rua Duque de Caxias, ontem a tarde e flagraram o suposto ladrão no telhado
Jociano Garofolo
garofolo@acidadevotuporanga.com.br
A atitude cautelosa de alguns vizinhos e a ação precisa da Polícia Militar evitou que mais uma residência fosse furtada em Votuporanga na tarde de ontem. Os policiais apreenderam dois menores suspeitos de terem tentado invadir uma residência na rua Duque de Caxias, próximo ao estádio Plínio Marin. Um deles foi detido enquanto descia do telhado de uma casa.
A tentativa de furto aconteceu por volta das 16 horas. De acordo com informações colhidas no local, vizinhos perceberam que dois indivíduos, aparentando serem adolescentes, estavam em frente a uma casa entre as ruas das Américas e a das Bandeiras, quando subitamente um deles pulou o muro da frente e entrou no quintal residência.
Suspeitando da situação, os moradores das proximidades acionaram imediatamente a Polícia Militar, que chegou ao local alguns minutos após. No local, Os policiais avistaram um dos meliantes pulando de um telhado para o outro e perseguiram o gatuno, tentando cercar o gatuno nos quintais das casas. Várias viaturas, inclusive motocicletas da Rocam (Ronda Ostensiva de Apoio de Motocicletas), deram apoio para a captura do indivíduo, que foi detido enquanto tentava escalar um muro.
A PM fechou com viaturas as rotas de fuga nos quarteirões próximos, à procura do outro suspeito. A movimentação chamou a atenção dos moradores daquela região, que assustados foram para a calçada das casas para saber o que estava acontecendo.
O capturado foi indentificado como sendo o menor de idade R.C.L.S, de 17 anos, que já tem passagens pela polícia. Ele confessou ter tentado entrar em uma casa. Foram encontradas marcas de pés em uma parede e uma faca, utilizada na tentativa de arrombar uma porta. O suspeito disse que estava acompanhado de um primo, também menor de idade, mas não deu detalhes sobre o paradeiro do comparsa.
À procura do outro criminosos, os policiais fizeram buscas a várias residências. Um jovem que acompanhava a movimentação na rua, E.L.S, alegou ser primo do menor apreendido e também foi detido pela polícia, após alguns vizinhos terem confirmado alguma semelhança com o indivíduo avistado na frente da casa anteriormente.
Com os dois adolescentes, foi encontrado um caderno com a seguinte frase em uma página: "Esses dias eu fui roubar uma casa, pena que o alarme disparou. Eu ia fazer o "limpa" nesse bairro. Só tem povo "zé cagueta" por aqui". A proprietária da casa invadida, que não teve o nome divulgado, disse aos policiais que sua residência foi visitada por ladrões há cerca de 15 dias atrás e que na ocasião foram levados vários objetos e aparelhos eletrônicos.
Os dois menores suspeitos foram conduzidos ao Primeiro Distrito Policial, onde foi elaborado um boletim de ocorrência. A Polícia Militar orienta que a população deve denunciar qualquer atitude suspeita na vizinhança, atitude que pode auxiliar no combate a criminalidade.
Leia na íntegra a versão online